Japão suspende importações de carne do Brasil

Entre 2015 e 2016, Japão importou 426 mil toneladas de carne de frango brasileira.
Carne brasileira Foto Acrissul
Foto: Divulgação/Acrissul

O governo japonês anunciou que suspendeu a importação de carne de frango, bovina, suína, entre outros produtos fornecidos pelos 21 frigoríficos brasileiros que estão sendo investigados pela Polícia Federal.

A chamada “Operação Carne Fraca” apura o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em um esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos acusados de vender “produtos de qualidade inferior, vencidos e até estragados” tanto no mercado interno, quanto para exportação.

Na terça-feira (21), o Ministério da Saúde do Japão suspendeu procedimentos de avaliação sanitária das carnes exportadas pela empresas brasileiras envolvidas na investigação.

Deflagrada na última sexta-feira (17), a “Operação Carne Fraca” envolve grandes empresas do setor, como a BRF Brasil, que controla marcas como Sadia e Perdigão, e também a JBS, que detém Friboi, Seara, Swift, entre outras marcas, mas também frigoríficos menores, como Mastercarnes, Souza Ramos e Peccin, do Paraná, e Larissa, que tem unidades no Paraná e em São Paulo.

De acordo com o portal de notícias ‘G1’, gravações telefônicas obtidas pela Polícia Federal apontam que vários frigoríficos do país vendiam carne vencida tanto no mercado interno, quanto para exportação.

Entre produtos químicos e produtos fora da validade, há casos ainda mais “curiosos”, como a inserção de papelão em lotes de frango e carne de cabeça de porco em linguiça, além de troca de etiquetas de validade.

“Eles usam ácidos, outros produtos químicos, para poder maquiar o aspecto físico do alimento. Usam determinados produtos cancerígenos em alguns casos para poder maquiar as características físicas do produto estragado, o cheiro”, afirmou o delegado federal Maurício Moscardi Grillo em declarações colhidas pelo ‘G1’.

Segundo a emissora pública ‘NHK’, o ministério japonês da Agricultura informou que cerca de 30% da carne de frango consumida no Japão é importada.

Ainda de acordo com o órgão, entre abril de 2015 e março de 2016, o país importou 426 mil toneladas de carne de frango brasileira, cerca de 80% de todas as importações japonesas do produto.

O governo do Japão afirmou que a suspensão da importação de carne de frango não terá efeito imediato porque o atual estoque japonês do produto é suficiente. Contudo, importações de carne bovina e suína receberam embargues mais específicos e por tempo indeterminado, além de outros produtos brasileiros.

Tóquio declarou que vai estudar a investigação no Brasil sobre os frigoríficos para avaliar se o problema irá afetar ainda mais o Japão, conforme noticiou a ‘NHK’.

Total
9
Shares
Previous Article
Missil PAC 3 Foto Wikimedia Commons 900x600 21032016

Coreia do Norte fracassa em novo teste de míssil

Next Article
Sede da Bolsa de Valores de Tóquio | ©Kyodo

Bolsa de Tóquio volta a subir após despencar mais de 2% na véspera

Related Posts