EUA e Japão concordam em elevar a pressão sobre a Coreia do Norte

Em conversa hoje por telefone, Trump aproveitou para felicitar Abe pela reeleição.
Bandeiras de Japao e EUA Foto Shutterstock
Foto: Shutterstock

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concordaram nesta segunda-feira (23) em ampliar o nível da pressão sobre a Coreia do Norte, no que afirmam ser uma tentativa de acabar com as ameaças de Pyongyang com seu desenvolvimento armamentístico que tem como base um temido programa nuclear.

Abe e Trump conversaram por telefone por volta das 11h30 locais (00h30 no horário de verão em Brasília). A pauta teve como principal objetivo preparar a visita do presidente norte-americano ao Japão, entre 05 e 07 de novembro, disse o vice-porta-voz do Executivo japonês, Yasutoshi Nishimura.

Ambos os líderes concordaram trabalhar de forma conjunta para aumentar ainda mais a pressão sobre o regime liderado por Kim Jong-um, com o objetivo de por fim ao programa nuclear e de mísseis balísticos norte-coreano, acrescentou o porta-voz em declarações recolhidas pela emissora estatal ‘NHK’.

Durante a conversa, que se estendeu por cerca de 30 minutos, Trump também felicitou Abe pela vitória nas eleições gerais antecipadas, no domingo (22), com o governante Partido Liberal Democrata (PLD) e o parceiro de coalizão Komeito, conquistando ampla maioria dos votos, cerca de dois terços na Câmara Baixa do Parlamento.

O primeiro-ministro japonês tinha justificado a antecipação das eleições, um ano antes do final da legislatura, pela necessidade de contar com um forte apoio popular para fazer frente à ameaça norte-coreana, assim como para ultimar a aplicação do seu ambicioso programa de reformas econômicas.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Agência Lusa | NHK World News.

Notícias relacionadas

» Coalizão de Abe vence eleições no Japão
» Coreia do Norte diz que Japão corre risco de ver “nuvens nucleares”

»Japão inicia eleição geral com votação antecipada
» Governadora de Tóquio desafia a elite política do Japão
» Japão terá eleições antecipadas

Total
0
Shares
Previous Article
Bolsa de Toquio 23 10 2017 Foto Nikkei. 900x600 003jpg min

Bolsa de Tóquio atinge inédita marca de 15 altas consecutivas

Next Article
Mostra Tohoku Foto Divulgacao montagem MN 900x550 02 min 1

Recife recebe mostra ‘Tohoku - Através do Olhar de Fotógrafos Japoneses’

Related Posts