Política

Premiê japonês destaca importância de melhorar relações com a China

Abe disse que o lado chinês se tornou mais ativo na tentativa de melhorar os laços bilaterais.

Do Mundo-Nipo

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, reiterou a importância de promover ativamente a cooperação e o diálogo em diversos campos com a China, visando a estreitar o relacionamento estratégico e mutuamente benéfico entre os dois países, conforme informou nesta quinta-feira (9) a emissora pública NHK.

A declaração de Abe aconteceu na quarta-feira (8), durante uma sessão do comitê de orçamento da Câmara Alta do Parlamento japonês.

Ao se referir à piora nas relações entre o Japão e a China, o premiê declarou que o lado chinês se tornou mais ativo na tentativa de melhorar os laços bilaterais, dando como exemplo a conversa que teve com uma autoridade de alto escalão da China na noite anterior, enquanto assistia à uma apresentação teatral chinesa, de acordo com a NHK.

O premiê japonês também deu destaque a uma reunião recente entre representantes dos dois governos, na qual abordaram as delicadas questões evolvendo assuntos marítimos pela primeira vez em dois anos. Segundo ele, o governo espera manter reuniões de coordenação com a China, o mais breve possível. O objetivo e iniciar rapidamente a “operação de uma linha direta de emergência marítima entre os dois países”.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*