As lendárias ‘katanas malditas’ de Muramasa

A posse das “lâminas malditas” forjadas pelo lendário ferreiro Muramasa foi proibida durante o Shogunato Tokugawa.
Katanas malditas de Muramasa em exibição no Museu Kuwana | Foto: Distribuição / Museu Kuwana

A katana (pronuncia-se kataná, espada japonesa), é impressionantemente bonita, transmitindo um conjunto de tradições culturais profundas e valores estéticos. No entanto, algumas “katanas” diferem não só pela obra de arte visual, mas sim pelo poder e afiação de sua lâmina, forjadas especialmente para batalha, ou seja, matar, porque isso é precisamente o que elas são projetadas para ser.

Símbolos de prestígio e poder, muitas das katanas mais preciosas do Japão foram feitas especificamente para servir como herança de família ou como objetos cerimoniais mantidos em santuários xintoístas.

No entanto, esse conceito não pode ser aplicado sobre as espadas forjadas por Muramasa Sengo, o mais famoso dos ferreiros de espada no Japão e que viveu no Período Muromachi (séculos 14 a 16) em Kuwana, na província de Ise, atual Kuwana, cidade na província de Mie, na região de Tohoku, nordeste do Japão.

Enquanto a maioria dos colegas forjadores de katana em sua época fazia de tudo para tornar suas espadas o melhor possível, focando-se tanto na afiação como no visual da espada, Muramasa passava seus dias martelando metal em sua oficina com o único propósito de produzir katanas para serem “perfeitas na arte de matar”.

Há registros de que as lâminas de Muramasa estiveram nas mãos de generais famosos e Daimyos por volta de 1535. No entanto, as denominadas Katanas Muramasa caíram em desgraça após o império japonês dar lugar ao governo Tokugawa Ieyasu, que estabeleceu o Shogunato Tokugawa, em 1603.

Tokugawa Leyasu, primeiro Shogun do Japão / Obra de Kano Tanyu (1602-1674)
Tokugawa Leyasu, primeiro Shogun do Japão / Obra de Kano Tanyu (1602-1674) | Foto: Domínio Público
Lâminas de Muramasa são proibidas

Diz-se que Tokugawa perdeu muitos amigos e parentes, incluindo filho, pai e avô, todos mortos pelas espadas forjadas por Muramasa, inclusive, ele próprio foi ferido por uma delas em batalha.

Em consequência, o Shogun Tokugawa proibiu os samurais de empunhar as lâminas de Muramasa. Isso contribuiu ainda mais para a lenda Muramasa e levou a muitas peças de teatro e dramas na literatura japonesa.

Katanas malditas

Devido ao estigma, todas as espadas forjadas por Muramasa ganharam a alcunha de Katana Maldita. Na época, muitas delas tiveram sua assinatura alterada ou removida, em vista de que a posse de uma arma forjada pelo lendário ferreiro resultaria em prisão e/ou morte, de acordo com a lei imposta pelo Shogun.

Na época, todos temiam o poder dessas lâminas e lendas foram lançadas sobre elas, afirmando que “as espadas de Muramasa eram amaldiçoadas e encheria seus proprietários com sede incessante de sangue”.

Katana de Muramasa | Foto: Kyodo/Museu Nacional de Tóquio
Katana de Muramasa | Foto: Museu Nacional de Tóquio / Kyodo

Mediante isso, as “Katanas Muramasa” tornaram-se extremamente raras, enquanto as poucas que sobraram passaram a ser valorizadas somente após a derrocada do Shogunato.

Continuação …
A continuação da matéria é sobre uma exposição inédita das espadas de Muramasa, que foi encerrada no final de 2016.

Lâminas de Muramasa preservadas

Apesar de ser quase aniquilada na era Xogunato, a boa notícia é que um significativo número dessas lâminas foi preservado e, pela primeira vez, uma incrível coleção das “Katanas Muramasa” estiveram em exposição como parte de uma mostra especial realizada pelo Museu Kuwana, na província de Mie.

Katanas malditas de Muramasa em exibição no Museu Kuwana | Foto: Distribuição / Museu Kuwana
Katanas malditas de Muramasa em exibição no Museu Kuwana | Foto: Distribuição / Museu Kuwana

Apesar de a lenda afirmar que as espadas de Muramasa amaldiçoam qualquer um que tocá-las, ou até mesmo aqueles que apenas as vislumbrem, os visitantes estavam seguros na primeira mostra das lendárias Katanas Malditas de Muramasa.

“Felizmente, o vidro de proteção das vitrines do museu são eficazes em manter tais forças obscuras longe dos visitantes”, brincou o site japonês Sora News . em sua matéria relatando sobre a importante exposição.

Brincadeiras à parte, o museu montou um sistema especial para proteger as preciosas espadas do calor, poeira e umidade enquanto elas estiveram expostas ao público. Aliás, todos os itens Muramasa estavam protegidos por vidros blindados”.

“Os vidros impedem a entrada de oxigênio, bem como qualquer tipo de bactéria prejudicial às lâminas”, disse o curador do museu na ocasião da preciosa mostra.

A exposição no Museu Kuwana contou com de 20 “lâminas Muramasa” e, segundo o curador, elas foram reunidas por intermédio de empréstimo junto a outros museus e de colecionadores particulares em todo o Japão. Além dessas raras espadas, a mostra contou ainda com outras lâminas produzidas pelos aprendizes do lendário ferreiro.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
20
Shares
Previous Article
Japao vence Iraque nas eliminatorias asiaticas Foto Kyodo 06 10 2016

Japão marca nos acréscimos e vence Iraque pelas eliminatórias

Next Article
MInistros Fernando Furlan e Hirofumi Katase assinam acordo de patentes Foto Divulgacao MDIC

Brasil e Japão assinam acordo de cooperação de patentes

Related Posts