Receita de anpan: pão recheado com feijão doce japonês

Este tradicional pão doce foi criado em 1874 e oferecido ao imperador Meiji, em 1875. O ato popularizou o delicioso pão em todo o Japão.
Anpan Foto mundo nipo sakura coffee.jp

Atualizado em 18/09/2023

Muito popular na culinária japonesa, o Anpan é um pão feito com recheio de pasta de feijão doce, conhecido como “an”, enquanto “pan” quer dizer pão em japonês, daí o nome “anpan” para a deliciosa iguaria.

Este tradicional pão doce foi criado em 1874, durante a Era Meiji, quando a era dos samurais havia acabado e o Japão iniciava seu processo de modernização – com influencia do ocidente.

Uma ano após sua criação, uma porção de anpan foi oferecida à Família Imperial do Japão, em 1875. Isso fez com que ele se torna-se o pão doce mais popular do país.

Veja como se prepara anpan na receita abaixo:

Ingredientes (para 8 pães)
Ingredientes principais para fazer anpan
Ingredientes principais para fazer anpan | Reprodução / NHK
  • 150g de farinha para se fazer pão (farinha para pão leva mais glúten que a farinha de trigo convencional)
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó biológico (levedura seca)
  • 90ml de leite
  • 1 ovo
  • 10g de manteiga
  • 120g de pasta de feijão vermelho
  • farinha de trigo para polvilhar
  • gergelim para salpicar/enfeitar
Modo de preparo

1. Primeiramente, adicione 150g de farinha (de pão) em uma vasilha e misture, adicionando 1 colher de sopa de açúcar e 1/2 colher de chá de sal. Em uma vasilha separada, mexa 1 colher de chá de fermento em pó biológico (levedura seca) com os 90ml de leite.

2. Bata um ovo, e adicione 1 colher de sopa de ovo batido à mistura de leite e fermento. Adicione essa mistura à vasilha que contém a farinha, mexendo com uma espátula para formar uma massa. Mexa até que massa não esteja mais grudando, e então, amasse-a com as mãos. Quando a mistura se transformar em uma única massa de farinha, retire da vasilha, coloque-a em uma superfície e continue amassando até que fique macia. Então, amasse por cerca de 10 minutos, ocasionalmente batendo a massa de farinha contra a superfície enquanto amassa. Adicione manteiga à massa. Então, mexa e bata novamente a massa contra a superfície por mais 5 minutos. Faça o formato de bola com a massa e coloque-a em uma vasilha.

3. Coloque um pedaço de filme plástico ou um pano de prato umedecido sobre a vasilha para evitar que a massa resseque. Coloque a vasilha em um local em que a temperatura seja de cerca de 30C graus, para deixar a massa crescer por cerca de 30 a 40 minutos. Se a temperatura ambiente estiver fria, você pode colocar a vasilha com a massa dentro de uma vasilha maior com água aquecida à temperatura de 30C graus. Deixe a massa descansar por cerca de 30 a 40 minutos, colocando o filme plástico sobre a vasilha maior.

4. Vire a massa fermentada em uma superfície e esmague-a com a palma da mão para liberar qualquer excesso de gases. Divida a massa em 8 porções e transforme-as em formato de bolas. Polvilhe a superfície com farinha. Use a palma das mãos para pressionar cada bola para baixo, levemente, espalhando-as em círculos de 1 a 2cm de espessura. Use os dedos para pressionar para baixo e espalhar as pontas para que se obtenha um círculo de 6cm de diâmetro. Vire um círculo de massa e coloque-o na palma de uma das mãos, e pressione o meio do círculo com o dedo indicador. Tenha pronta a pasta de feijão, já dividida também em 8 porções. Coloque uma das porções no meio do círculo e dobre a massa ao redor, formando uma espécie de envelope, garantindo que nenhum recheio está saindo para fora. Repita esse processo para as demais bolas de massa de farinha.

5. Coloque as massas recheadas em uma bandeja de forno e coloque a bandeja sobre uma panela grande contendo água aquecida à temperatura de 40C graus. Primeiro, coloque um pedaço de filme plástico sobre a bandeja e, por cima disso, um pano de prato umedecido, e deixe que a massa cresça pela segunda vez, por 20 a 30 minutos.

6. Pincele os pães com o restante do ovo batido e asse-os por 12 a 13 minutos em um forno pré-aquecido a 200C graus. Caso não tenha um forno, você também pode fritar os pães. Frite-os por 2 a 3 minutos em óleo vegetal aquecido à temperatura de 160C graus. Caso você os frite, não pincele-os com o ovo batido. Polvilhe um pouco de açúcar sobre eles quando retirá-los do óleo. Esse será o anpan frito.

7. Retire do forno e salpique gergelim branco ou preto por cima (podendo usar os dois tipos de gergelim simultaneamente). O mesmo pode ser feito no anpan frito, mas antes deixe escorrer a gordura por uns 2 minutos.

Origem e história

O Anpan foi criado em 1874, durante a Era Meiji. A era dos samurais havia acabado e Japão estava se modernizando. Foi uma nova era em que a cultura ocidental, incluindo pão e outros alimentos ocidentais, foi entusiasticamente adotada. Mas, devido ao fato de que o arroz era o alimento básico no Japão, levou-se algum tempo para que o pão ganhasse aceitação.

Anpan | ©Aflo Images JP
Anpan | ©Aflo Images JP

Yasubei Kimura gostaria de criar um pão adequado ao gosto japonês e, então, abriu uma padaria em Tóquio, em 1869. Depois de algumas tentativas e erros, Yasubei e seu filho Eizaburou criaram o anpan, um pão que era uma mistura entre o gosto japonês e o ocidental. Eles adicionaram o tradicional recheio de pasta de feijão vermelho em um pão ao estilo ocidental. O agente de fermentação para a massa era uma levedura concebida no Japão, feita com arroz, arroz maltado e água, que é tradicionalmente muito utilizada na fermentação para a fabricação de sake.

Os pães doces de anpan foram oferecidos à Casa Imperial em 1875, isso fez com que o delicioso pão recheado se tornasse rapidamente popular em todo o Japão.

Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução e adaptação do Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido o devido crédito ao Mundo-Nipo, com link direcionando para o site mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia as Restrições de Uso na Política do Site.

Total
31
Shares
Previous Article
Guarda Costeira Japonesa Foto Creative Commons 900x500 min

Japão expulsou mais de 800 barcos norte-coreanos de seu território

Next Article
Peca infantil Sakura Foto Divulgacao Renato Mangolin

Teatro Ziembinski recebe peça infanto-juvenil inspirada no Japão

Related Posts