Receita de Ham Katsu: fatias de lombo empanadas

Ham Katsu é um prato típico da culinária japonesa tradicional. Ele pode ser consumido como aperitivo, recheio de sanduíche e prato principal. É muito fácil de fazer, confira!
Ham Katsu | ©Japanese Cooking

Atualizado em 24/01/2024

O Ham Katsu é uma iguaria que faz parte da culinária japonesa original e que, em sua versão original, consiste em carne suína em fatias, empanadas e fritas. Essa delícia, que foi muito popular na era Showa (1926-1989), caiu no desuso após os anos de 1970, mas atualmente voltou a receber atenção, retornando aos cardápios dos restaurantes japoneses.

Embora a origem regional do Ham Katsu no Japão seja desconhecida, é sabido que ele foi muito popular como comida para viagem, uma vez que é prático, barato, saboroso e satisfaz o apetite. A iguaria ganhou popularidade quando o Japão ainda era um país em ascensão.

Atualmente, Ham Katsu é muito popular como aperitivo, figurando nos menus dos Izakayas (bar japonês), onde é apreciado pelos japoneses que gostam de comer petiscos e beber cerveja.

Na culinária japonesa contemporânea, o Ham Katsu ganhou várias versões, inclusive uma versão com a moderna farinha panko para empanar. Essa versão pode ser saboreada como recheio de sanduíche, como prato principal (acompanhado de arroz) e até como petisco.

Veja, abaixo, uma receita de Ham Katsu de copa lombo empanado com farinha panko:

Ingredientes
  • 4 fatias de copa lombo
  • 1 ovo
  • 1/4 xícara de farinha
  • 1/4 xícara de água
  • 1 xícara farinha Panko ou farinha caseira feita de pão
  • óleo para fritura
Modo de preparo

1. Remova a umidade da superfície de cada fatia de lombo (reserve);

2. Em uma tigela média, misture bem o ovo, a farinha e a água. Cubra primeiro o lombo fatiado na massa e, em seguida, cubra com a farinha Panko;

3. Aqueça o óleo em fogo médio-alto e frite o lombo empanado por alguns minutos, virando uma ou duas vezes;

4. Depois de frito, retire do fogo e deixe escorrer o óleo por ao menos 2 minutos;

5. Corte em pedaços transversais, com cerca de 3 cm de largura, e arrume em um prato oval ou retangular. Sirva como aperitivo, recheio de sanduíche ou como prato principal;

6. Uma boa dica é servi-lo acompanhado de molho tonkatsu (veja a receita de molho tonkatsu caseiro).

Dicas

Além de copa lombo, é possível usar outros tipos de carne suína, tais como presunto, lombo comum, pernil defumado, entre outras, mas desde que dê para fatiar.

É possível, ainda, adicionar queijo ao Ham Katsu para desfrutar de uma versão mais atualizada.

Essa delícia versátil tem um sabor surpreendentemente bom e pode ser o prato principal no dia-a-dia, uma vez que é ideal para pessoas sem tempo, pois ele é prático e super fácil de preparar.

Créditos: Japanese Cooking YouTube

Restrição de uso
A receita pertence ao site Japonese Cooking / Tradução e adaptação do Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução do texto em site/blog desde que seja fornecido o devido crédito ao Mundo-Nipo, com nome do site e link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Total
1
Shares
Previous Article
Jogadores do Japão agradecem a torcida na Copa do Mundo no Catar | ©Kyodo

Japão vence a Alemanha e faz história na Copa do Catar

Next Article
Pokémon Gym | ©iStock

Japão celebra sete anos do primeiro ginásio Pokémon da vida real

Related Posts