Atualizado em 14/08/2023
Tatsuta-age é um prato frito típico da culinária japonesa, cujos ingredientes principais são frango e peixe, que são marinados em molho shoyu antes de serem empanados com amido de batata. Este é o segredo especial deste prato, que ainda tem sua superfície coberta com este tipo de farinha esbranquiçada, o amido ou fécula de batata.
A receita a seguir pertence à seção de culinária do canal online da emissora NHK, no qual ensina a preparar tatsuta-age de frango e peixe ‘cavala’.
Ingredientes (porção para 4 pessoas)
Para o tatsuta-age de frango
- 400g de frango
- 15g de gengibre
- 2 colheres de sopa de molho shoyu
- amido de batata (pode usar amido de milho caso não encontre o de batata)
- óleo de soja ou de girassol para fritar
Para o tatsuta-age de peixe
- 1 peixe do tipo ‘cavala’ (600g inteiro, ou 300g para o filé)
- 15g de gengibre
- 2 colheres de sopa de molho shoyu
- amido de batata (pode usar amido de milho caso não encontre o de batata)
- óleo de soja ou de girassol para fritar
- 1 limão e algumas folhas de verdura, pode ser alface, para servir com o tatsuta-age
Modo de preparo
Tatsuta-age de frango:
1. Rale o gengibre em uma vasilha e adicione molho shoyu para fazer o molho para marinar o frango;
2. Corte o frango em cubos de cerca de 3cm de tamanho. Mergulhe o frango no molho shoyu com gengibre e deixe marinar por cerca de 15 minutos. Empane o frango com o amido de batata;
3. Coloque os pedaços de frango em uma panela com óleo aquecido a 160 graus, um por um. Vire os pedaços após 2 minutos e frite por mais 1 ou 2 minutos. Retire o frango da panela quando eles subirem à superfície do óleo (reserve).
Tatsuta-age de peixe
1. Misture gengibre ralado e molho shoyu em uma vasilha para fazer o molho para marinar o peixe;
2. Retire as escamas e corte também a cabeça do peixe. Remova os órgãos internos e limpe a cavidade interior. Seque bem a umidade com papel toalha. Separe o filé de peixe da espinha principal utilizando uma faca, e retire também as demais espinhas maiores. Corte em fatias de 2cm de largura, posicionando a faca em um ângulo;
3. Mergulhe o peixe no molho shoyu com gengibre e deixe marinar por cerca de 15 minutos. Após este tempo, empane o peixe com amido de batata;
4. Mergulhe o peixe em uma panela com óleo aquecido a 160 graus. Após 1 minuto, vire os pedaços e frite por mais 1 minuto antes de retirá-los da panela;
5. Por fim, coloque-os em uma bela travessa e sirva com alface e limão cortado em gomos o bastante para quatro pessoas.
Informações e Curiosidades
Existem várias versões sobre a origem do nome desse prato, ou seja, tatsuta-age. A mais famosa, no entanto, é a versão de que o prato recebeu este nome em homenagem ao Rio Tatsuta, na província de Nara, na região oeste do Japão.
O Rio Tatsuta é conhecido desde tempos remotos por suas belas árvores com folhagens coloridas em bordô (tons avermelhados típicos do outono), sempre descritas em poesias clássicas há mais de 1.000 anos.
Diz-se que as folhas avermelhadas que caem e flutuam sobre as águas do Rio Tatsuta se parecem com a cobertura crocante do “tatsuta-age”, que ganha uma coloração em tom marrom avermelhado devido ao molho shoyu, com algumas partes esbranquiçadas em razão do amido de batata.
Até os dias de hoje, cerca de 2 quilômetros de folhagens avermelhadas das árvores em tons bordô alinhadas ao rio Tatsuta continuam a ser uma das vistas mais apreciadas por muitos visitantes em novembro, o auge do outono.
Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução e adaptação do Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido o devido crédito ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia as Restrições de uso na Polícica do Site.