Culinária

Receita de cebola empanada crocante

Foto: Onion Rings / MN

A receita ensina a preparar uma massa que deixa as famosas rodelinhas de cebola mais crocantes e saborosas.

Atualizado em 05/10/2018


Rodelas de cebola empanada são um aperitivo muito apreciado, mas poucos sabem fazer, e muitos dos que sabem, não conseguem deixa-las sequinhas e crocantes.

A receita a seguir, no entanto, ensina como preparar uma massa que deixa as famosas rodelinhas mais crocantes e extremamente saborosas.

Ingredientes (para uma porção)

1 ovo
1 xícara (chá) de leite
2 sachês de tempero Sazón amarelo
1/2 colher (chá) de sal
 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 cebolas médias cortadas em rodelas

Modo de preparo

1 Em um recipiente, coloque o ovo, o leite, o tempero Sazón, o sal e misture bem. Depois junte a farinha de trigo e o amido de milho, e mexa até obter uma massa homogênea.

2 Por último, acrescente o fermento e misture delicadamente. Depois leve a massa pronta à geladeira, previamente tapada, e deixe por cerca de trinta minutos.

3 Desprenda os anéis das rodelas cortadas da cebola, passe-as na massa e frite em imersão, em óleo quente, por 1 minuto, ou até dourar.

4 Deixe escorrer o óleo em um papel absorvente, sirva em seguida.

Dicas
O contraste entre a baixa temperatura da massa e a alta temperatura do óleo é fundamental para o empanado ficar com a textura crocante. Por isso, é importante que a massa esteja gelada na hora da fritura.

Uma boa dica para manter a massa gelada até o final da fritura é colocar a bacia da massa dentro de outra bacia maior com água gelada e cubos de gelo, semelhante ao “banho-maria”, só que gelado. Mas tenha cuidado para não deixar a água passar para a massa. O ideal é uma bacia de inox – o aço mantém por mais tempo a temperatura mais baixa.

Restrição de uso
Do Mundo-Nipo. É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Deixe um comentário