Receita de kabocha purin: pudim de abóbora à moda japonesa

O kabocha purin é muito popular nas festas de Halloween no Japão, quando é servido ao estilo tradicional do “dia das bruxas”.
Kabocha purin foto Skater.co .jp min
Kabocha purin | ©skater.co.jp

Atualizado em 31/10/2022

Sobremesas e doces saudáveis são muito populares no Japão, onde é comum o uso de legumes como ingredientes principais de uma grande variedade de guloseimas. Um desses legumes é a abóbora, comumente usada para preparar pudins, bolos, cookies e o tradicional kabocha purin.

Kabocha purin - pudim de abóbora
Kabocha purin | Foto: bakazoku.jp

O kabocha purin é um pudim (purin, em japonês) cremoso feito de abóbora. Esse doce é um ótimo jeito de aproveitar a doçura e a textura da abóbora, além das proteínas e da cor vibrante que este legume proporciona ao pudim.

Kabocha purin Halloween | Foto: Asahi
Kabocha purin Halloween | Foto: Asahi

O kabocha purin é muito popular nas festas de Halloween no Japão, que acontece no final do mês de outubro. Nessa época, o doce leva desenhos ao estilo tradicional do “dia das bruxas”. Ele também é servido dentro de abóboras customizadas – tradicionalmente esculpidas com boca e olhos fantasmagóricos.

Contudo, pequenas vasilhas individuais são a forma tradicional japonesa de servir o kabocha purin no dia-a-dia. Confira abaixo a receita desse delicioso pudim.

Ingredientes (para quatro porções)

• 120g de abóbora (com sementes e com casca)
• 2 ovos
• 150ml de leite
• 6 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo da calda de caramelo

1 Primeiramente, faça o caldo de caramelo para cobrir o pudim. Use uma colher para misturar 3 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá de água em uma panela pequena. Mexa bem. Coloque a panela em fogo médio. Incline e vire a panela para dissolver bem o açúcar.

2 Reduza para fogo baixo assim que a mistura de açúcar começar a mudar de cor. Desligue o fogo quando a mistura se tornar marrom-dourada. Adicione 2 colheres de sopa de água fervente para evitar que o caldo fique muito escuro. Retorne a panela para fogo baixo e reduza a mistura até que ganhe consistência de xarope. Retire a panela do fogo e reserve.

Etapas de preparo do Kabocha purin
Etapas de preparo do Kabocha purin | Fotos: NHK / Asahi / Montagem MN)
Modo de preparo do pudim

1 Corte a abóbora em 4 quartos e use uma colher para retirar as sementes e a polpa fibrosa. Cozinhe a abóbora no vapor por cerca de 10 minutos, até que ela esteja macia. Caso não tenha Mushiki (panela para cozimento em banho-maria), você pode simplesmente colocar a abóbora para ferver. Perfure a abóbora com um espeto ou garfo. Caso o garfo passe facilmente, a abóbora está no ponto.

2 Use uma colher para desgrudar a polpa da casca, que não será utilizada. Depois, coloque a polpa em uma vasilha e mexa bem com uma colher.

3 Em outra vasilha, dissolva 3 colheres de sopa de açúcar em 150ml de leite. Mexa bem e reserve.

4 Quebre os ovos em outra vasilha e bata-os bem até que não haja mais nenhuma parte visível da clara. Você pode utilizar hashi (par de pauzinhos de madeira) para fazer isso.

5 Adicione gradualmente a mistura de leite e açúcar aos ovos batidos, mexendo bem. Passe essa mistura por uma peneira. Adicione gradualmente a mistura de leite e ovos à abóbora amassada, mexendo bem a cada vez.

6 Coloque água no Mushiki e leve a abóbora à fervura. Divida a mistura do pudim em 4 vasilhas do tipo ramekin ou em pequenas formas de cerca de 2 a 3 centímetros de profundidade. Coloque as forminhas no Mushiki imediatamente.

7 Disponha um pano de prato limpo sobre o Mushiki e coloque a tampa. Deixe ferver no vapor em fogo médio por 1 minuto e, então, posicione a tampa de modo que fique levemente aberta. Ferva em fogo baixo por cerca de 12 a 15 minutos. Fique de olho no calor para assegurar que um pouco do vapor está saindo pela abertura da tampa. O segredo é não deixar o fogo muito alto.

8 Perfure o pudim com um garfo ou espeto. Caso pequenos buracos se formem, o pudim está na consistência ideal. Deixe os pudins esfriarem nas formas pequenas, ainda mantendo o pano de prato sobre o Mushiki. Em seguida, resfrie os pudins levando-os à geladeira.

9 Quando os pudins estiverem levemente gelados, sirva-os cobertos com uma colher de calda de caramelo, podendo ainda colocar um pouco de chantilly no centro.

Dicas e informações

Sobremesas e doces saudáveis são muito populares nas casas japonesas. Usa-se muito a abóbora para pudins cremosos, bem como em bolos, e cookies  e biscoitos comuns.

Os doces tradicionais japoneses também fazem bastante uso dos legumes. O amanatto, por exemplo, é um doce em que diferentes tipos de feijão são fervidos com açúcar, e em seguida, são secos e ganham uma cobertura de açúcar.

Zunda-mochi são bolinhos de arroz cobertos com uma pasta doce feita de eda-mame, que é  grão de soja ainda verdes. Daigaku-imo é um doce feito de batata-doce frita, com uma fina cobertura doce.

Há também o imo-yokan, uma barra de batata-doce no vapor, que é feita ao amassar e moldar a batata-doce previamente cozida e macia.

Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução e Adaptação do Mundo-Nipo.com (MN). É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao MN, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Total
3
Shares
Previous Article
Modelo unico da Ferrari Daytona encontrada no Japao 900x550 Divulgacao

Ferrari rara abandonada em galpão no Japão é leiloada por R$ 7,4 milhões

Next Article
Maquinas trabalhando em obras no Japao Foto Stockvalt

Encomendas de máquinas crescem e reaquecem economia do Japão

Related Posts