Culinária

Receita de Ajitama: ovos cozidos e marinados

Ajitama, ou Ajitsuke Tamago, é uma iguaria da culinária japonesa que consiste em ovos cozidos marinados em um molho especial.

Ajitama é uma iguaria da culinária japonesa que consiste em ovos cozidos marinados em um molho especial. Mas, na verdade, a palavra Ajitama é uma forma encurtada para Ajitsuke Tamago, que significa ovos temperados. A iguaria pode ser servida como simples entrada, mas é comumente usada como cobertura para pratos como lamen (ramen), saladas e, principalmente, pratos à base de arroz japonês ou somente o arroz puro (gohan).

Este é um prato facílimo de preparar. A única dica da receita é o tempo de fervura dos ovos. Se você gosta de um centro macio, não cozinhe por muito tempo. Usamos ovos frios da geladeira e cozinhamos em água fervente por 7 minutos. Se você gosta de um pouco mais forte, adicione 1-2 minutos a mais no fogo.

O molho é bem forte, então é possível  adicionar algumas colheres de sopa de caldo dashi ou até mesmo água para enfraquecer um pouco. Ajitama é fácil de fazer com antecedência e dura bem por uma semana ou mais.

Ingredientes
Modo de preparo

1. Aqueça a água em uma panela até ferver. Cozinhe os ovos por 7-8 minutos;

2. Assim que cozidos, retire-os imediatamente da água quente e coloque em uma vasilha com água fria. Em seguida, retire toda a casca (reserve);

3. Cozinhe o restante dos ingredientes em uma panela pequena e ferva por um minuto. Deixe esfriar;

4. Coloque os ovos e o molho em um saco plástico com zíper e deixe marinar na geladeira por cerca de 5-7 horas;

5. Sirva-os frios e cortados na vertical.

Restrição de uso
A receita pertence ao site Japanese Cooking 101 / Tradução e Adaptação  do Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.