Atualizado em 22/05/2023
Muitas receitas podem ser criadas com base em peixe cru, mas é muito comum pensar que só é possível saboreá-lo a maneira clássica, com wasabi e gengibre. Esse pensamento, no entanto, é um mero engano.
Existem muitas formas alternativas de comer peixe cru, principalmente para quem tem restrição à parte fria da culinária japonesa e prefere o peixe assado, grelhado, frito ou cozido.
A receita a seguir é da japonesa Harumi Kurihara, autora de vários livros sobre culinária japonesa. Ela ensina a preparar o salmão caesar de uma forma que pode agradar até mesmo os paladares mais relutantes em saborear o peixe cru.
Ingredientes (porção para 4 pessoas)
- 10 folhas de shissô ou folhas frescas de manjericão e hortelã
- 180g de daikon (nabo japonês)
- 120g de salmão cru (com qualidade adequada para fazer sashimi)
- 50 ml de maionese
- 1 colher (sopa) de leite
- 1 colher (chá) de soja light
- ½ colher (chá) de mostarda
- ½ colher (café) de pimenta branca (moída)
- queijo parmesão ralado em tiras – quantidade à gosto (opcional)
A pimenta branca é uma variação da pimenta preta, que é conhecida como pimenta-do-reino. Caso não consiga achar a branca, use a preta.
Modo de preparo
1. Corte em tiras o shissô e o daikon e depois os esfrie mergulhando em água gelada por cerca de um minuto. Em seguida, esprema-os delicadamente para retirar qualquer excesso de água e coloque-os em uma tigela (reserve);
2. Corte o salmão em tiras finas e os disponha em cima do shissô e do daikon;
3. Misture a maionese, o leite o molho de soja, a mostarda e a pimenta para fazer um tempero. Em seguida, regue por cima da salada e sirva;
4. Se preferir, salpique o queijo parmesão em tiras. Vale destacar que o queijo é uma dica do Mundo-Nipo e, portanto, não consta na receita da Harumi.
Nota sobre os ingredientes
O daikon, conhecido também como mooli ou nabo japonês, é servido cru em tiras ou ralado, mas ele pode ser substituído por alface americana ou romana, também pode substituir por repolho picado ou cortado em tiras.
Fotos: Depositphotos
Restrição de uso
É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia as Restrições de Uso na Política do Site.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.