Brigadeiro é um doce típico da culinária brasileira. Popular em todo o país, ele está presente em praticamente todas as festas de aniversário, sendo o preferido tanto das crianças como também dos adultos.
Os ingredientes básicos do brigadeiro tradicional são leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura.
Entretanto, a receita a seguir tem um toque japonês, em razão do sabor levemente picante que o gengibre proporciona.
Ingredientes
- 1 gengibre (aproximadamente 15 g)
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
- confeitos de chocolate (granulado), a gosto
- 1 barra de chocolate
- 1 pacote de coco ralado
Modo de preparo
1. Retire a casca de um pedaço de gengibre e rale. Com as mãos, esprema-o retirando o suco. Reserve 1 colher (sobremesa) deste caldo;
2. Em uma panela, misture o leite condensado, a manteiga, o chocolate e o suco de gengibre. Leve ao fogo brando, mexendo sem parar até engrossar, soltar do fundo da panela e atingir o ponto de brigadeiro;
3. Transfira para um recipiente, untado com manteiga, e deixe esfriar;
4. Com as mãos untadas com um pouco de manteiga, molde os brigadeiros no formato arredondado (reserve);
5. Rale a barra de chocolate em um ralador de furos médios (reserve);
6. Coloque os confeitos (a barra de chocolate ralada, o coco ralado e o granulado ) em recipientes separados;
7. Separe em três partes iguais as bolas de brigadeiro e coloque cada uma dessas partes dentro dos recipientes dos confeitos. Depois, mexa o recipiente até que s bolas fiquem cobertas pelo confeito;
8. Depois, em um recipiente, coloque as bolas de brigadeiro na ordem de acordo com cada confeito ou da forma que desejar. Espere esfriar totalmente antes de servir.
Rendimento
10 a 15 unidades
Tempo de preparo
15 minutos preparando + 30 minutos para esfriar
Receita é uma criação da chef japonesa Harumi Kurihara, autora de vários livros sobre receitas de pratos tanto da culinária japonesa tradicional como de pratos criados por ela. A tradução e adaptação da receita é de Maria Rosa / Mundo-Nipo.com.
Restrição de uso
É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.