Culinária

Receita de Cheesecake de tofu com morango

A substituição do queijo pelo tofu dá um toque japonês e sabor especial à deliciosa guloseima.

Atualizado em 12/07/2018


Apesar de ter nascido na Grécia há muito tempo, o cheesecake ganhou notoriedade no mundo da culinária a partir de 1970, quando era uma das sobremesas mais populares dos Estados Unidos.

O cheesecake americano é normalmente constituído por uma massa de biscoito, recheio à base de queijo, creme, ovos e cobertura de fruta, e geralmente cozido no forno.

Existem, no entanto, muitas variações de cheesecake, preparados com diferentes tipos de queijos e de gelatinas. Há ainda algumas que não necessitam de forno, o que é o caso da receita a seguir, que também substituiu o queijo tradicional pelo tofu (queijo de soja).

O tofu é um dos ingredientes mais populares do Japão, comumente usado em substituição ao queijo tanto em pratos salgados como doces. Confira a receita abaixo.

Ingredientes

500g de tofu em cubos
200g de biscoito de maisena
100g de manteiga derretida
½ xícara (chá) de cobertura de chocolate
1 xícara (chá) de cobertura de morango
1 lata de leite condensado
1 envelope de gelatina incolor
morangos para decorar (quantidade a gosto)
folhas de hortelã para decorar (quantidade a gosto)

Modo de preparo

1 Coloque os biscoitos dentro de um saquinho plástico para alimentos ou enrole em um pano limpo. Triture-os com o auxílio de um rolo de abrir massa ou um socador.

2 Em um recipiente, coloque o biscoito amassado, acrescente a manteiga e a cobertura de chocolate. Em seguida, misture tudo até formar uma massa lisa.

3 Unte uma forma redonda (com cerca de 25 cm diâmetro e que tenha aro removível). Depois, com uma colher, pegue a massa e forre o fundo da forma. Reserve.

4 Coloque no liquidificador o tofu, o leite condensado, a gelatina (preparada conforme instruções da embalagem), a cobertura de morango e bata na potência média por 2 minutos ou até ficar com uma consistência homogênea.

5 Depois cubra a massa com o recheio batido no liquidificador e leve a geladeira por duas horas ou até endurecer.

6 Retire da geladeira e, com cuidado, tire o cheesecake de dentro da forma. Coloque em uma travessa redonda e decore com morangos e folhas de hortelã.

Dica
A forma com fundo removível é ideal no preparo deste tipo de doce, pois facilita muito na hora de retirar a guloseima, evitando que ela se quebre. Mas caso não tenha este tipo de forma, o cheesecake pode ser feito em uma travessa de vidro e servido em fatias, cortadas dentro da própria tigela. Outra dica interessante é enfeitar a borda do cheesecake com creme tipo chantilly caseiro. Mas pode-se também substituir por creme industrializado como, por exemplo, Chantibon.

Rendimento
10 porções

Tempo de preparo
30 minutos + 2 horas na geladeira

Grau de dificuldade
Médio

*É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.