Culinária

Receita de Datemaki: rocambole de ovo com peixe

O Datemaki é um dos pratos que compõem a ceia de Ano Novo no Japão e representa desejo do conhecimento.

Atualizado em 04/01/2017


O Datemaki é um dos pratos que compõem o osechi-ryori, nome dado à ceia de Ano Novo no Japão. Cada um dos pratos do osechi tem significados próprios, incorporando diferentes desejos para o ano que começa.

Essa iguaria é uma espécie de rocambole salgado, que tem como base o ovo e o peixe. As fatias de Datemaki, por sua semelhança com antigos rolos de manuscritos, representam o desejo de adquirir conhecimento. Confira abaixo a receita abaixo:

Ingredientes (para quatro pessoas)

Etapas de preparo do Datemaki | Foto: NHK / Montagem Mundo-Nipo

4 ovos
• 60 g de peixe branco (bacalhau fresco, pargo)
• 1/3 de colher de chá de sal
• 4 colheres de sopa de açúcar
• 1 colher de sopa de fécula de batata
• 2 colheres de sopa de água
• Óleo vegetal

Modo de preparo

Remova a pele e desosse o peixe. Use a lateral da faca para bater o peixe e depois pique e amasse até formar uma pasta.

Coloque o peixe numa tigela e misture o sal e o açúcar. Adicione a fécula de batata dissolvida nas duas colheres de sopa de água.

Bata os ovos numa tigela. Passe por um coador e vá misturando a pasta de peixe aos poucos.

Aqueça uma frigideira retangular específica para omeletes ou uma frigideira normal com cerca de 24 centímetros de diâmetro.

Depois de aquecida, unte a frigideira com óleo vegetal e, em seguida, despeje a mistura de ovos. Tampe e leve ao fogo, deixando fritar por 8 a 10 minutos em fogo baixo.

Quando as beiradas começarem a ficar coradas e a omelete começar a enrijecer, coloque um prato grande untado com óleo sobre a frigideira e vire para derrubar a omelete no prato. Deslize a omelete de volta à frigideira e core o outro lado por cerca de 3 minutos sem tampar.

Assim que ambos os lados estiverem corados, retire a omelete da frigideira e coloque numa tábua de cortar. Se você não usou a frigideira retangular, corte as beiradas da omelete para formar um retângulo.

Coloque o retângulo de omelete numa esteira de enrolar sushi. Se não tiver a esteira, coloque sobre uma folha de filme plástico esticada sobre um pano de prato. Fique de frente para o lado menor do pano de prato e enrole cuidadosamente para formar um rocambole.

Deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois corte o rocambole em fatias com cerca de 1cm de espessura. Arrume as fatias em uma caixa laqueada, própria da ceia osechi. Contudo, esse delicioso prato pode ser apreciado em qualquer época do ano.

Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução do Mundo-Nipo. É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.