Curiosidade Datas festivas

Honen Matsuri: festival da fertilidade com desfile de falo gigante

Honen Matsuri | ©SoraNews24

No festival xintoísta, um falo gigante representando a fertilidade é carregado pelas ruas no desfile promovido pelo Santuário Tagata em Aichi.

O curioso Honen Matsuri (Festival da Colheita), também conhecido como o Festival da Fertilidade, exibe falos gigante em desfiles. O festival é promovido anualmente pelo santuário xintoísta Tagata, em Komaki, na prefeitura de Aichi, na região central do Japão.

Ao contrário de outros festivais japoneses que também celebram a colheita, o Honen Matsuri trás como filosofia a fertilidade representada pela genitália masculina, ou o que eles chamam de falos (oowasegata), feito de madeira e com proporções gigantescas.

Falo gigante e outros menores ficam dentro do Santuário Tagata antes do início do desfile | Foto-Stockvault

Celebrado em meados de março, o festival atrai anualmente uma multidão de aproximadamente 200 mil pessoas, incluindo turistas estrangeiros. Os participantes se divertem com cada detalhe do evento que é marcado por um desfile repleto de esculturas e imagens de falos.

Porém, uma escultura de genitália masculina, em especial, é a mais aguardada no evento. Estamos falando de um “falo gigante” com aproximadamente 2,5 metros de comprimento e pesando cerca de meia tonelada, sendo essa escultura – comumente esculpida em madeira – a atração principal do evento.

O portal Chunichi Shimbun Plus explicou que, durante o percurso de um quilômetro, o desfile é interrompido por participantes do Santuário Jinmei – um templo popular onde os residentes locais, do sexo masculino, têm o costume de orar pela boa boa colheita e fertilidade.

É neste momento em que vários outros tipos de genitália masculina esculpidas em grandes proporções alimentam o evento temático.

Porém, os aplausos mais efusivos são direcionados ao “falo gigante”, que surge de dentro de um mikoshi (santuário portátil), no qual a imagem é carregada pelos participantes para ser exibida pelas ruas durante o inusitado desfile.

O curioso festival também é bastante movimentado por feiras locais, onde podem ser encontradas guloseimas e quitutes no formato da “genitália masculina”. Veja foto aqui.

O festival tem ainda barracas e até lojas locais que vendem uma gama de produtos em formato da genitália masculina, tais como “brinquedos”, esculturas e imagens, sendo estes muito apreciados pelos visitantes, que geralmente compram o “mimo” para presentear os amigos, segundo o site japonês SoraNews24. Veja foto aqui.

Vídeo do Honen Matsuri:

Por Maria Rosa / Mundo-Nipo (MN)
Fonte: SoraNews24.

Restrição de uso
É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

⇨ Atualizado em 09/09/2021.