O belíssimo Outono no Japão

No outono japonês ocorre o fenômeno kouyou, quando as folhas das árvores ganham lindos tons em amarelo e vermelho.
Fenomeno Kouyou em Kyoto Foto Getty 900x600 min

O Equinócio de Outono (Shuubun no Hi ou Shuubun-no-hi, em japonês) é celebrado no Japão todo dia 22 ou 23 de setembro, o que depende do calendário. A data, que é celebrada como um importante feriado nacional, marca a entrada oficial do belo outono japonês, estação em que ocorre o fenômeno chamado kouyou (Koyo Gari ou Momiji Gari), quando as folhas das árvores ganham lindos tons coloridos, geralmente amarelo e vermelho, deixando a estação com um visual completamente mágico.

O auge do kouyou ocorre em novembro, embora algumas regiões, as mais frias, iniciem a mudança de cor das folhagens já em outubro.

Fenômeno kouyou em Kyoto
Fenômeno kouyou em Kyoto | Japan Guide

As montanhas em praticamente todo o arquipélago ganham um tom de vermelho ardente, que os japoneses chamam de “Yuma ga Moeru”, expressão que significa “montanha pegando fogo”.

A mudança da coloração das folhas é motivo para que os japoneses promovam excursões e piqueniques em parques. Há ainda aqueles que deixam o conforto do lar para se aventurarem nas montanhas apenas para apreciar esse espetáculo da natureza.

Fenômeno kouyou em Kokkaido
Fenômeno kouyou em Kokkaido | Japan Guide

Essa prática de apreciação do fenômeno kouyou existe no Japão desde o Século VII. Ela era um elegante passatempo da aristocracia da época. Posteriormente, a prática se estendeu aos “plebeus”, que passaram a realizar eventos regionais para dar boas-vindas à estação outonal, que é considerada uma das belas do mundo, com um visual simplesmente “mágico”.

Fenômeno kouyou com o Monte Fuji no fundo
Fenômeno kouyou com o Monte Fuji no fundo | Japan Guide

Os tons coloridos da estação tem sido desde tempos antigos inspiração para os poetas japoneses. Há uma enormidade de poemas tanka e haiku (haikai) sobre o outono.

Contudo, assim como as flores de cerejeira, as belas folhas em tons vermelhos e amarelos do outono têm curta duração. O conceito de efêmero é usado para ambas e comparado à vida dos samurais: “curta, mas honrada”.

Fenômeno kouyou em Kyoto
Fenômeno kouyou em Kyoto | Kyodo

O espetáculo é apreciado tanto durante o dia como a noite. Isso porque as prefeituras organizam eventos noturnos, além de colocar iluminações em pontos estratégicos, como em parques e nas ruas arborizadas, o que ressalta a coloração outonal das folhagens mesmo durante a noite – um verdadeiro show da natureza enaltecido por luzes artificiais.

Fenômeno kouyou em Kyoto
Fenômeno kouyou em Kyoto | Getty
Semana equinocial

O Equinócio de Outono também tem ligação religiosa e rituais envolvendo espiritualidade, principalmente durante a “semana equinocial”. denominada Ohigan, que começa três dias antes da entrada oficial do Shunbun-no-hi e os três dias posteriores, formando um período de sete dias. O Ohigan também é comemorado na primavera, com o Shubun-no-hi (Equinócio da Primavera).

Fenômeno kouyou visto de noite em Kanagawa
Fenômeno kouyou visto de noite em Kanagawa | Japan Guide

A religião budista vê o Higan (cujos símbolos significam “o outro lado”) como o outro mundo em contraposição ao Kogan (este mundo), que também significa a transição de uma estação para outra. O Higan é o mundo da iluminação espiritual, onde não há dor e todos os problemas são superados, por isso é creditado que, durante semana equinocial, deve-se mostrar veneração aos antepassados, visitando os túmulos para limpá-los, oferecer incenso e enfeitar com flores.

Fenômeno kouyou visto de noite em Shizuoka
Fenômeno kouyou visto de noite em Shizuoka | Kyodo
Entenda como ocorre o outono (aki) no Japão

Risshuu
7 ou 8 de agosto, dia do ingresso no outono pelo calendário japonês.

Shosho
23 e 24 de agosto, o calor fica mais ameno.

Hakuro
8 de setembro, significa o dia em que o orvalho se deposita sobre os campos, deixando a paisagem esbranquiçada.

Shuubun
22 ou 23 de setembro, entrada oficial do outono. Esse dia também é chamado de Equinócio de Outono.

Kanro
8 de outubro, quando o outono entra na fase de pico e os dias passam a ficar mais frios.

Soukou
23 de outubro, é a época em que as folhas ficam coloridas (kouyou) e caem as primeiras geadas na parte norte do Japão.

Festejos Momiji
Ocorre em meados de novembro, época do pico da estação, quando os tons bordos das folhas ficam mais intensificados e, naturalmente, mais belos.

Por Maria Rosa / Mundo-Nipo
Fontes: The Asahi Shimbun | Vidasemvoltas.

Restrição de uso
É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Total
25
Shares
Previous Article
Dolar Foto Aflo Images YA15 12 2015 900x.570 otimizada

Dólar fecha em forte queda após decisões do BC dos EUA e do Japão

Next Article
Toyota Corolla E10 1966 Foto Crestive Commons Toyota Tecnno Museu

Corolla completa 50 anos e segue como o sedã mais popular do mundo

Related Posts