Inuyama-jo, o mais antigo castelo de madeira do Japão

Construído no início do Período Edo, o Castelo de Inuyama mantém praticamente toda a sua construção original, incluindo paredes, torre e telhados, o que faz dele o mais antigo e bem preservado castelo do Japão.
Castelo de Inuyama, em Aichi | ©Dave Hansche

O Castelo de Inuyama (犬山城 inu-yama-jo ou Inuyama-jo) é um dos mais antigos castelos do Japão, sendo o mais antigo produzido em madeira e incrivelmente preservado, com suas paredes e telhados amplamente originais mesmo tendo sofrido abalos em sua estrutura após um forte terremoto no século 19. Além disso, Inuyama-jo, é o único castelo privado do Japão neste século, ou seja, ele pertenceu a uma tradicional família japonesa até poucos anos atrás.

Erguendo-se a partir de 40 metros acima das margens do Rio Kiso e localizado na cidade de mesmo nome, na província de Aichi, no centro-leste do arquipélago japonês, o Castelo de Inuyama também é conhecido como Hakutei-jo (Castelo do Imperador Branco), como foi designado pelo discípulo confucionista Sorai Ogyu durante o Período Edo (1603-1867).

Castelo de Inuyama, em Aichi, visto a partir do Rio Kiso | ©The Gate JP
Castelo de Inuyama, em Aichi, visto a partir do Rio Kiso | ©The Gate JP

O Castelo de Inuyama é um entre os 12 castelos existentes no Japão que foram construídos antes do Período Edo.

Originalmente construído a partir de 1440, durante o período Muromachi (1336-1573)A fantástica edificação constitui-se em uma sólida estrutura com quatro pavimentos, sendo dois abaixo do solo, com três telhados. A sua forma atual foi construída por Oda Nobuyasu, avô do grande Senhor da Guerra Oda Nobunaga, em 1537.

Uma vez concluído, o Castelo de Inuyama teve diversos senhores feudais diferentes em rápida sucessão.

Após Toyotomi Hideyoshi adquirir domínio sobre esta área, incumbiu Ishikawa Sadakiyo de tomar conta do castelo. Depois da derrota de Hideyoshi por Matsudaira Tadayoshi, Ogasawara Yoshitsugu assenhoreou-se do castelo.

Em 1616, a família Naruse ficou responsável pela manutenção da estrutura até a Era Meiji (1868-1912). Posteriormente, após a Restauração Meiji, o governo japonês nacionalizou o monumento em 1869.

Logo depois de ter sua estrutura danificada por um terremoto em 1891, o Castelo de Inuyama foi, então, devolvido à família Naruse sob a condição de que o reparariam e, por essa razão, ele figura como o único castelo do Japão de propriedade privada no século atual, o que se encerrou em 2004.

O castelo sobreviveu a todas as guerras por que passou, mantendo-se inalterado desde que foi construído, principalmente suas paredes, torre e telhados, o que o torna o mais antigo castelo de madeira do Japão, figurando ainda como um entre os três castelos japoneses mais bem preservados.

Embora sendo propriedade privada, Inuyama-jo foi classificado como Tesouro Nacional do Japão em 1935, sendo oficialmente confirmado em 1952.

Castelo de Inuyama na temporada das cerejeiras em flor | ©Media Commons
Castelo de Inuyama na temporada das cerejeiras em flor | ©Media Commons

Inuyama-jo é muito visitado, especialmente no Outono, quando as folhagens ganham fantásticos tons amarelo e vermelho, e na popular estação primaveril japonesa, que enfeita o país com suas belas flores de cerejeiras.

A via principal que leva ao castelo fica a apenas 10 minutos a pé da saída oeste da estação de Inuyama. A rua é orlada de ambos os lados por antigas construções de madeira, ou seja a tradicional arquitetura japonesa, que remonta à centenas de anos, está irretocavelmente presente aos pés do suntuoso castelo.

Via principal que leva ao Castelo de Inuyama | ©Dave Hansche
Via principal que leva ao Castelo de Inuyama | ©Dave Hansche

A construções ao longo da rua que se estende até o até o topo da colina onde fica a torre de menagem do castelo, abrigam vasto comércio. Os antigos prédios renovados oferecem especialmente, restaurantes de comidas típicas, além de Cafés, tradicionais lojas de doces, quimonos, artesanato e souvenires.

SERVIÇO
Endereço: Kitakoken-65-2 Inuyama, Aichi 484-0082, Japão
〒484-0082 愛知県犬山市犬山北古券65-2
Horário de visitação: Aberto diariamente das 09h às 16h30 locais
Plus Codes: 9WQQ+8M Inuyama, Aichi, Japão
Tel.: 81 568-61-1711

LOCALIZAÇÃO NO GOOGLE MAPS

Localização no Google Maps

Por Maria Rosa
Principais fontes de pesquisa
• Site oficial do Castelo de Inuyama: inuyama-castle.jp
• JNTO – Organização Nacional de Turismo do Japão

Total
0
Shares
Previous Article
Promoções do site Betnacional | Foto: Reprodução / Edição MN

Saiba onde obter Código Promocional Betnacional

Next Article
Genshin Impact | Foto Divulgação miHoYo

Os jogos para smartphones mais populares do Japão

Related Posts