Preços ao consumidor no Japão têm 3º mês seguido de deflação

Quase todas as medidas de inflação no Japão pioraram nos últimos meses, com a economia perdendo tração interna e externamente.
Preços em mercado no Japão | ©iStock
©iStock

O principal indicador da inflação ao consumidor no Japão, ou seja, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), sofreu deflação em maio na comparação anual, o que representa o terceiro mês consecutivo de queda após dois meses seguidos de estagnação, de acordo com o relatório preliminar divulgado nesta sexta-feira (1) pelo governo do país, sinalizando que o resultado negativo é devido à queda nos preços de energia, o que reforça as dificuldades do governo do primeiro-ministro Shinzo Abe em atingir a meta de inflação estável de 2% ao ano.

O núcleo do CPI, que exclui os preços voláteis dos alimentos frescos, mas inclui energia, apresentou deflação de 0,4% em maio ante o mesmo mês de 2015. O índice situou-se em 103 contra a base de 100 estabelecida em 2010. Na comparação mensal, o CPI teve alta de 0,1% em relação a abril, de acordo com os números preliminares do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do país.

O índice de preços que inclui todos os itens também apresentou retração de 0,4% na comparação mensal e elevação de 0,1% na base mensal. O índice situou-se em 103,6 contra a base de 100.

O CPI que exclui os preços voláteis tanto de alimentos como de energia, a medida preferida do Banco do Japão (BoJ, banco central japonês), teve alta de 0,1% na base mensal e elevação de 0,6% em termos anualizados. Embora apresente alta pelo 32º mês consecutivo, o índice vem desacelerando gradativamente. Em abril, esse índice teve alta de 0,7%, enquanto em março apresentou elevação de 0,9% (ambos na comparação anual).

Os resultados do CPI mostram que quase todas as medidas de inflação no Japão pioraram nos últimos meses, com a economia perdendo tração interna e externamente, o que reforça a crescente pressão para que o BoJ tome medidas de expansão monetária na sua próxima reunião de política monetária, em 28 e 29 de julho.

Quanto à área Metropolitana de Tóquio, o núcleo do CPI, que exclui os preços voláteis dos alimentos frescos, mas inclui energia, apresentou queda tanto na base anual como mensal, de -0,5% e -0,1%, respectivamente. Já o CPI que exclui os preços voláteis tanto de alimentos como de energia, houve aumento em maio de 0,4% na comparação anual, mas apresentou recuo de 0,1% ante o mês de abril.

*A tabela com os dados completos pode ser conferida no site do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Casa inteira desliza em encosta no Japao Foto Reproducao NHK

Veja cena impressionante de casa ‘inteira’ deslizando em encosta no Japão

Next Article
Trabalhadores em Kyoto Foto Creative Commons

Índice de emprego no Japão continua como o mais alto dos últimos 25 anos

Related Posts