Notícias

Japão confirma que o nome da nova era será anunciado no dia 1º de abril

Príncipe Naruhito e Princesa Masako | Foto: Agência da Casa Imperial

A nova era virá com a entronização do príncipe herdeiro Naruhito. Cada vez que um imperador novo sobe ao trono, uma nova era é iniciada.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, informou que seu governo vai anunciar o nome da nova era do calendário japonês no dia primeiro de abril. Contudo, o novo nome entrará em vigor somente no dia primeiro de maio, data da entronização do príncipe herdeiro Naruhito.

Abe ressaltou que a abdicação do imperador Akihito está agendada para o dia 30 de abril, marcando assim o fim da chamada Era Heisei. Akihito, de 85 anos, será o primeiro imperador em 200 anos a abdicar do trono japonês.

Nesta sexta-feira, o premiê falou em uma coletiva à imprensa após visitar o Santuário de Ise, na Província de Mie.

Saiba mais
» Multidão histórica vai ao último aniversário de Akihito como imperador do Japão
» Princesa Masako diz estar insegura para ser imperatriz do Japão
» Príncipe Akishino divide opiniões ao questionar custeio com ritos de coroação
» Cerimônia oficial de entronização de Naruhito terá 2600 convidados

Desde o período Meiji, o nome das eras do calendário japonês coincide com o reinado do imperador. Cada vez que um imperador novo sobe ao trono, uma nova era é iniciada.

O Período Meiji ou Era Meiji compreendeu o período de quarenta e cinco anos de governo do Imperador Meiji, que se estendeu de 3 de fevereiro de 1867 a 30 de julho de 1912.

Abe disse que, até agora, a escolha do nome era decidida e anunciada no dia de início da nova era. Desta vez, o premiê afirmou que o anúncio será adiantado para minimizar o impacto da mudança na vida da população.

De acordo com o primeiro-ministro, o nome da nova era será anunciado assim que receber o aval do Gabinete no dia 1º de abril.

Abe afirmou que seu governo vai se empenhar ao máximo para preparar a sucessão imperial de modo que todo o povo possa celebrar a ocasião. Ele expressou ainda esperanças de que 2019 marque o começo de um novo futuro para a nação japonesa.

Mundo-Nipo
Fontes: Kyodo News | NHK News.