Caminhões com ‘carga’ chinesa são flagrados na fronteira China-Coreia do Norte

Uma fila de caminhões levando produtos de exportação chinesa foi vista a caminho da Coreia do Norte, o que contraria as recentes e duras sanções à Pyongyang.
Caminhoes com carga da China atravessam a fronteira com a Coreia do Norte Foto Reproducao NHK

Atualizado em 05/03/2016 – 21h45


Caminhões de carga da China foram flagrados atravessando a fronteira do país com a Coreia do Norte, segundo informou a emissora pública japonesa ‘NHK’, o que contraria a nova série de duras sanções recém-impostas ao governo do ditador Kim Jong-um e que foi adotada na última quarta-feira pelo Conselho de Segurança da ONU, entre a quais incluem severas restrições às importações e exportações norte-coreanas para limitar a capacidade do regime de financiar seus programas militares.

A resolução do Conselho, apresentada pelos Estados Unidos e adotada por unanimidade pelos 15 membros do organismo, inclui a China, único aliado de Pyongyang.

De acordo com a ‘NHK’, uma fila de caminhões levando produtos de exportação chinesas foi avistada, na quinta-feira (3), a caminho da Coreia do Norte. Eles se encontravam na cidade chinesa de Dandong, que possui um posto alfandegário de fronteira na província de Liaoning.

Quando questionados sobre a resolução, comerciantes norte-coreanos nas proximidades da alfândega “declararam que não sabiam do que se tratava, deixando rapidamente o local”, conforme noticiou a ‘NHK’.

O novo pacote de sanções proíbe as exportações de carvão, ferro, minério de ferro, ouro, titânio e outros minerais da Coreia do Norte. O carvão é um dos principais produtos que a China comercializa com a Coreia do Norte.

Comerciantes chineses disseram à ‘NHK’ que as importações de tais produtos já haviam sido suspensas em fevereiro. Entretanto, as atenções agora estão voltadas para com que rigidez a China vai implementar as novas e mais pesadas sanções ao país.

O severo conjunto de sanções foi apresentado após Pyongyang ter anunciado em 6 de janeiro a realização de um teste bem sucedido de uma bomba de hidrogênio. Passado um mês, o país realizou o lançamento de um foguete de longo alcance para por em órbita um satélite, o que foi condenado pela comunidade internacional por acreditar que o lançamento é parte de seus testes de mísseis balísticos.

Pacote de sanções à Coreia do Norte
A resolução do Conselho, apresentada na quarta-feira (2) pelos Estados Unidos, foi adotada por unanimidade pelos 15 membros do organismo.

O novo pacote de sanções inclui severas restrições às exportações norte-coreanas para limitar a capacidade do regime de financiar seus programas militares. Proíbem as exportações de carvão, ferro, minério de ferro, ouro, titânio e outros minerais da Coreia do Norte.

Pela primeira vez, países membros da ONU deverão inspecionar todas as mercadorias provenientes ou com destino à Coreia do Norte.  Além disso, os Estados membros da ONU deverão expulsar os diplomatas norte-coreanos envolvidos no contrabando ou qualquer outra atividade ilegal.

Relógios de luxo, motos, embarcações e outros artigos de luxo não podem ser vendidos à Coreia do Norte, uma medida que se dirige à elite de Pyongyang.

Líderes dos países membros do conselho consideram que estas sanções “estão entre as mais duras adotadas contra um país” e marca uma mudança significativa de postura no Conselho de Segurança.

As negociações entre os Estados Unidos e a China duraram sete semanas para chegar a um acordo sobre o pacote de sanções, mas o impacto real das medidas dependem em grande parte de como Pequim as implementará.

O Japão e a Coreia do Sul também pressionaram os membros do Conselho em favor de sanções mais fortes do que aquelas em vigor desde 2006.  Contudo, a China teme que exercer mais pressão sobre o regime possa causar o seu colapso e criar o caos na sua fronteira, bem como na região.

As negociações sobre um aumento das sanções coincidiram com o anúncio da Coreia do Sul e dos Estados Unidos de planos para implantar um novo sistema de defesa antimísseis na península coreana.

Fontes: NHK News | Agência AFP | Agência Kyodo.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Jogo mobile Pokemon GO Foto Divulgacao

Jogo mobile ‘Pokémon GO’ tem apresentação cancelada na GDC 2016

Next Article
Monte Fuji Foto Shutterstock 900x600 04 03 2016 1

Monte Fuji está sendo afetado por disseminação de plantas exóticas

Related Posts