Japão recorda os 74 anos do bombardeio atômico em Hiroshima

Em discurso, prefeito de Hiroshima pediu aos líderes mundiais, incluindo Shinzo Abe, para que assinem o Tratado para a Proibição de Armas Nucleares.
Parque da Paz de Hiroshima 06 09 2019 Foto Reproducao Kyodo
Foto: Reprodução/Kyodo

O Japão recordou nesta terça-feira o 74º aniversário do primeiro bombardeio atômico da história mundial, lançado em 6 de agosto de 1945 contra Hiroshima, onde o prefeito da cidade, Kazumi Matsui, fez um apelo aos líderes mundiais, especialmente do próprio país, para que assinem o Tratado para a Proibição de Armas Nucleares.

Uma sirene foi ouvida às 8h15 locais de terça-feira (hora em que a bomba nuclear explodiu em Hiroshima) em um ato realizado no Parque da Paz, do qual participaram representantes de cerca de 90 países e milhares de pessoas.

Parque da Paz de Hiroshima 06 09 2019 Foto Reproducao Kyodo 02
Marco Zero ao fundo no Parque da Paz em Hiroshima | Foto: Reprodução/Kyodo

Matsui leu poemas e textos escritos por sobreviventes, nos quais falam dos horrores do bombardeio e pedem que algo assim não aconteça com as futuras gerações.

“Para enfrentar nossas circunstâncias atuais e conseguir um mundo pacífico e sustentável, devemos transcender as diferenças de status ou opinião (…) Para consegui-lo, as gerações vindouras não devem desprezar os bombardeios atômicos e a guerra como meros fatos do passado”, disse Matsui em seu discurso.

Ele pediu à sociedade para adotar um “espírito de tolerância” e assim lutar juntos contra as adversidades atuais: a ascensão do nacionalismo, o aumento das tensões por causa do monopólio e da rivalidade, e o processo de desarmamento nuclear estancado.

“Havendo vivido duas guerras mundiais, nossos idosos perseguiram um ideal: um mundo além da guerra. Prometeram a si mesmos construir um sistema de cooperação internacional”. Não deveríamos lembrar e, para a sobrevivência humana, lutar por esse mundo ideal? Peço a vocês isto, especialmente a vocês, os jovens, que nunca conheceram a guerra, mas que liderarão o futuro”, afirmou o prefeito.

Prefeito de Hiroshima Kazumi Matsui Reproducao Kyodo
Kazumi Matsui, discursou por quase uma hora no 74º aniversário do bombardeio atômico | Foto: Reprodução/Kyodo

Para Matsui, “os líderes mundiais devem avançar com eles, promovendo o ideal da sociedade civil”, e fez um apelo para se unirem ao Tratado para a Proibição de Armas Nucleares, do qual não fazem parte nem as potências nucleares mundiais nem o Japão.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, também disse algumas palavras na cerimônia na qual se referiu à “meta de se conseguir um mundo sem estas armas”, mas evitou qualquer referência ao tratado.

VEJA TAMBÉM
Hiroshima realiza congresso sobre armas nucleares
Estados Unidos lança a bomba atômica sobre Hiroshima

No dia 6 de agosto de 1945, às 8h15 locais, o bombardeiro B-29 americano “Enola Gay” lançou – a cerca de 600 metros de altura – sobre a cidade de Hiroshima a bomba atômica chamada de “Little Boy”.

Com uma potência equivalente a 16 quilotoneladas de TNT, a bomba em Hiroshima causou uma deflagração que subiu a temperatura no solo a 4.000 graus.

“Little Boy” provocou de forma imediata com a vida de cerca de 80 mil pessoas. O número aumentaria até o final de 1945, quando o balanço de mortos chegava a 140 mil, e nos anos posteriores as vítimas da radiação somaram mais do que o dobro.

Bomba atomica matou 140.000 pessoas em Hiroshima Foto Dominio Publico min
Bomba atômica em Hiroshima matou cerca de 140.000 pessoas | Foto: Domínio Público

Três dias depois da destruição de Hiroshima, os EUA lançaram sobre o Japão uma segunda bomba atômica, a “Fat Man”, que atingiu a cidade de Nagasaki, o segundo ataque atômico da história mundial causou a morte instantânea de 74.000 pessoas.

As duas bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos precipitaram a capitulação do Japão no dia 15 de agosto de 1945 e, de fato, o fim da Segunda Guerra Mundial.

Muitos japoneses consideram a destruição dessas duas cidades como crimes de guerra, uma vez que os alvos foram civis e sua capacidade de devastação sem precedentes.

Enquanto isso, grande parte dos americanos acredita que estes bombardeios, que precipitaram o fim da guerra entre os Estados Unidos e o Japão, impediu a perda de mais vidas.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Agência EFE | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Misseis da Coreia do Norte lancados de plataformas moveis Foto KCNA

Coreia do Norte lança mais mísseis em direção ao Mar do Japão

Next Article
Tufao Francisco atinge sudoeste do Japao Foto Reproducao ANN

Forte tufão atinge o sudoeste do Japão

Related Posts