Esperado desfile do novo imperador do Japão acontece e atrai multidão

Em um conversível, o imperador Naruhito e a Imperatriz Masako cumprimentaram sorridentes a multidão ao longo do breve percurso de 4,6 km.
Desfile em conversível do Imperador Naruhito e da Imperatriz Masako Foto Kyodo

Milhares de pessoas aclamaram o novo imperador do Japão, Naruhito, e a sua esposa, a imperatriz Masako, que participaram de um esperado desfile em veículo conversível realizado em Tóquio.

Inicialmente, o desfile estava previsto para acontecer em 22 de outubro, mas foi adiado em respeito às vítimas do tufão Hagibis, que dias antes causou a morte de aproximadamente 80 pessoas.

Às 15h00 (03h00 em Brasília) o casal entrou em um automóvel fabricado pela Toyota especialmente para a ocasião.

Desfile em conversível do Imperador Naruhito e da Imperatriz Masako Foto Kyodo 03

Trata-se do primeiro desfile do casal desde seu matrimônio, em 1993, o ponto culminante das cerimônias de entronização e uma das muito raras ocasiões de ver o imperador.

Ambos desfilaram sorridentes, cumprimentando a multidão que gritava alegremente. Parte do público havia acampado durante a noite para garantir um bom lugar ao longo do breve percurso de 4,6 km, que durou meia hora.

Desfile em conversível do Imperador Naruhito e da Imperatriz Masako Foto Kyodo 02

O dispositivo de segurança incluiu o sobrevoo de vários helicópteros e controles minuciosos da polícia.

Imperatriz Masako

Para muitos, Masako foi a estrela do dia. “Vim para celebrar este momento e, em especial, ver Masako, uma mulher notável”, afirma Shigeko Kawamura, de 68 anos.

“A imperatriz Masako pode ser um exemplo para as mulheres modernas que têm um trabalho em tempo integral”, diz Yukari Oshita, uma sexagenária que esperou horas antes da passagem do cortejo imperial, com meia centena de veículos.

Masako Owada, poliglota, nascida em 1963 em uma família de diplomatas e formada nas universidades de Harvard e Oxford, havia renunciado a uma promissora carreira diplomática para entrar na família imperial.

No entanto, suportou mal as estritas regras da casa imperial e sofreu as pressões de quem esperava dela principalmente um herdeiro homem.

O casal tem apenas uma filha. Devido a essas pressões, as aparições públicas de Masako tinham se tornado raras.

Mas nos últimos meses ela apareceu relaxada e segura de si em cerimônias e festividades em torno à entronização de seu esposo.

Após a visita, em maio passado, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, primeiro chefe de Estado a se reunir com o imperador, Masako recebeu elogios, em particular por sua capacidade de falar inglês fluentemente.

Imperador Naruhito

Naruhito, de 59 anos, sucedeu oficialmente em 1 de maio a seu pai, o imperador emérito Akihito. Contudo, uma série de rituais e cerimônias foram realizados desde então e prosseguirão em novembro e até o fim do ano.

A cerimônia de entronização, na presença de membros de famílias reais e de responsáveis políticos do mundo todo, ocorreu em 22 de outubro.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: France Presse | Kyodo News.

Veja mais notícias sobre a Família Imperial do Japão.

Total
3
Shares
Previous Article
Ingresso para Tóquio 2020 Tokyo 2020

Tóquio 2020 colocará à venda mais de 1 milhão de ingressos

Next Article
Sede do Banco do Japão | ©Aflo Images

BC do Japão discute sobre mais estímulos monetários

Related Posts