Notícias

Japonês de 112 anos é reconhecido como o homem mais velho do mundo

Chitetsu Watanabe | Foto: Kyodo

Residente em um lar de idosos na província de Niigata, Chitetsu Watanabe disse que “rir muito” é o segredo de sua longevidade.

Um japonês de 112 anos de idade, que foi reconhecido na quarta-feira (11) como o homem vivo mais velho do mundo, citou “risos” como o segredo de sua longevidade.

Chitetsu Watanabe, nascido em 5 de março de 1907, comemorou com o punho direito cerrado ao receber o certificado de um representante do Livro Guinness dos Recordes (Guinness World Records) no lar de idosos em Joetsu, na província de Niigata, no centro-oeste do Japão, onde reside.

“Eu admiro meu pai, não importa a idade dele”, disse a filha de Watanabe, Teruko Takahashi, de 78 anos.

O simpático ancião se tornou a homem mais longevo do planeta depois que o detentor do título, o também japonês Masazo Nonaka, morreu em 20 de janeiro de 2019, aos 113 anos.

Nascido em uma família de agricultores em Joetsu, no litoral de Niigata, Watanabe se mudou para Taiwan aos 20 anos e passou 18 anos nesse território chinês. Ele voltou ao Japão após a Segunda Guerra Mundial e trabalhou como funcionário público em sua cidade natal até a aposentadoria.

Ele tem cinco filhos, 12 netos, 16 bisnetos e um tataraneto, de acordo com relatos da família.

CONTEÚDO RELACIONADO

Japonesa de 117 anos amplia recorde de pessoa mais velha do mundo

O Japão é um dos principais países do mundo em longevidade. Kane Tanaka, japonesa de 117 anos de idade, residente na província de Fukuoka, foi reconhecida pelo Guinness como a pessoa mais velha do mundo após a morte, em julho de 2018, de outra mulher japonesa, Chiyo Miyako, da prefeitura de Kanagawa, aos 117 anos.

Recordes de longevidade

O Japão já registrou vários recordes de pessoas mais longevas do mundo. O homem que chegou à idade mais avançada no mundo todo foi o japonês Jiroemon Kimuro, que faleceu em 12 de junho de 2013, aos 116 anos.

Já entre as mulheres, o recorde mundial é da francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997 aos 122 anos e 164 dias.

Com informações da Kyodo News / Tradução e edição do Mundo-Nipo.com.