Superávit em conta corrente do Japão duplica no ano fiscal de 2015

O saldo positivo atingiu 17,98 trilhões de ienes, maior valor já registrado desde o ano fiscal de 2010.
Porto de Toquio Foto Stock Clip Free 900x600 12 05 2016
Porto de Tóquio (Foto: Shutterstock Clip Free)

O superávit em conta corrente do Japão mais que dobrou no ano fiscal terminado em março de 2016 na comparação com o exercício anterior, atingindo 17,98 trilhões de ienes (US $ 166 bilhões), mostraram dados preliminares do governo do país nesta quinta-feira (12), ressaltando que o montante é maior já registrado desde o ano fiscal de 2010.

Só em março, o Japão registrou superávit em conta corrente pelo 21º mês consecutivo, com o saldo situando-se em 2,98 trilhões de ienes. Em fevereiro, o saldo positivo na balança de transações correntes ficou em 2,43 trilhões de ienes.

Por sua vez, o excedente da balança primária de rendimentos, que mensura o quanto o país ganha a partir de investimentos estrangeiros, aumentou 2,9%, para 20,56 trilhões de ienes, aproximadamente US$ 190 bilhões. O resultado reflete, principalmente, a elevação nos lucros de investimentos diretos e de títulos em meio à depreciação do iene. Trata-se do maior desde o ano fiscal de 1985, quando dados comparativos se tornaram disponíveis.

O saldo em conta corrente é um dos principais indicadores sobre o comércio exterior do Japão, e quando a conta da nação é excedentária, aumenta os ativos externos líquidos do país pelo valor correspondente, enquanto um déficit em conta corrente faz o inverso.

Fonte: Jornal financeiro Nikkei.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Principe e Princesa do Japao visitam Papa Francisco Foto Pool LOsservatore Romano

Príncipe Akishino e esposa visitam Papa Francisco no Vaticano

Next Article
Conteineres Foto Stockvault 900x600 12 05 2016 02

Balança comercial do Japão tem primeiro superávit em cinco anos

Related Posts