O recém entronado imperador do Japão, Naruhito, expressou profundo remorso sobre os tempos de guerra do país e orou pela paz global nesta quinta-feira (15), ecoando as palavras de seu pai, o imperador emérito Akihito, em uma cerimônia anual que marca a rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial.
Quando herdou o trono em maio, Naruhito, de 59 anos, se tornou o primeiro monarca do Japão a nascer após a guerra. Já o seu pai, Akihito, foi o primeiro imperador japonês a abdicar ao Trono do Crisântemo em dois séculos.
“Olhando para o longo período de paz pós-guerra, refletindo sobre nosso passado e tendo em mente sentimentos de profundo remorso, eu espero verdadeiramente que a devastação da guerra nunca se repita”, disse.
Esta foi a primeira vez que Naruhito e sua esposa, a imperatriz Masako, participaram da cerimônia anual de rendição na condição de monarcas do Japão.
VEJA TAMBÉM |
Exame confirma que imperatriz emérita do Japão tem câncer de mama |
Naruhito ascende ao trono do Japão |
Em breve cerimônia, Akihito deixa o cargo de imperador do Japão |
Naruhito é o neto do imperador Hirohito, em cujo nome as tropas japonesas lutaram na Segunda Guerra Mundial.
Na cerimônia, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, prometeu não repetir a tragédia da guerra, dizendo que o Japão “lembra profundamente as lições da história”, mas não mencionou as agressões do país contra seus vizinhos asiáticos como semelhantes aos anos anteriores à sua posse em 2012.
“Mais de 3 milhões de vidas de nossos compatriotas foram perdidas durante a guerra”, disse Abe. “Nunca esqueceremos que a paz e a prosperidade que estamos desfrutando agora foram construídas nos sacrifícios finais dos mortos de guerra”, enfatizou.
MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Agência Reuters | Kyodo News.