Terremoto de magnitude 5 abala várias províncias no leste do Japão

O tremor teve epicentro em Ibaraki, mas foi sentido em praticamente todas as províncias de Kanto, inclusive em Tóquio.
Terremoto em Ibaraki 17 07 2016 Foto Reproducao JMA

Um  terremoto de magnitude 5.0 na escala Richter atingiu neste domingo (17) a região de Kanto, leste do Japão, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 13h24 locais deste domingo (01h24 no horário de Brasília), com epicentro registrado no sul de Ibaraki, a uma profundidade de 40 quilômetros. A agência alerta para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) na região.

O abalo foi sentindo fortemente em várias províncias no leste e atingiu intensidade 4 na escala japonesa, que vai até 7, em Tochigi, Saitama, Chiba e Kanagawa, além de Ibaraki. A intensidade em Tóquio e Gumma chegou a 3 na escala japonesa. O grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram vítimas ou danos significativos em construções e infraestruturas causados pelo tremor. Também não há relatos de interrupção nos serviços de transportes ou no fornecimento de energia e água nas áreas afetadas.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como áreas atingidas e suas respectivas intensidades do tremor, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Keisei no Nagoya Basho2016 FOto Reproducao NHK URT6729842

Brasileiro atinge 4ª vitória no torneio de Sumô em Nagoya

Next Article
Kaisei atinge 5 vitoria no Nagoya Basho 2016 Foto Reproducao NHK AUT7235

Brasileiro chega a 5ª vitória no torneio de Sumô em Nagoya

Related Posts