Atividade econômica do Brasil tem o pior resultado em 25 anos

O Índice de Atividade Econômica, uma espécie de prévia do PIB, despencou 4,8% em 2015, se confirmado, será o pior resultado desde 1990.
Banco Central do Brasil Foto Wikimedia Commons

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou queda de 4,08% em 2015, após recuar 0,09% em 2014, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (18) pelo do Banco Central.

Se a prévia do BC for confirmada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 3 de março, será a primeira retração da economia brasileira em seis anos e, também, o maior “encolhimento” do PIB desde 1990.

O IBC-Br incorpora informações sobre o nível de atividade de três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária – uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira.

Segundo dados dessazonalizados (ajustados para o período), o índice recuou 1,87% no último trimestre de 2015 ante o terceiro trimestre que, por sua vez, apresentou retração de 1,64%.

Em dezembro, o IBC-Br registrou queda de 0,52 % na comparação com novembro, marcando o 10º mês seguido de retração. Na comparação anual, o índice em dezembro despencou 6,51% ante igual mês de 2014.

O IBGE divulgará os dados sobre o PIB do quarto trimestre de 2015 e do ano passado como um todo no dia 3 de março. A expectativa de economistas na pesquisa Focus do Banco Central é de contração em 2015 de 3,8%, após um ano marcado por incertezas políticas e fiscais que se arrastam para 2016.

A produção industrial brasileira teve seu pior desempenho histórico em 2015, com recuo de 8,3 por cento, enquanto o volume do setor de serviços registrou o primeiro resultado anual negativo após três anos de altas.

Já o setor varejista foi se deteriorando mês a mês diante da inflação em dois dígitos, restrição de crédito e desemprego elevado.

Os péssimos resultados dos indicadores carregam para o início deste ano um peso bastante negativo que afetará a economia de forma generalizada, segundo a agência Reuters.

Fontes: Agência Reuters | Agência Brasil.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Exposicao O Olhar Japones no Brasil imagem Foto Divulgacao 001

Exposição “O Olhar Japonês no Brasil” vincula lindas imagens promocionais

Next Article
Dolar Foto Aflo Images 900x550 07 01 2016

Dólar volta a fechar acima de R$ 4 após S&P rebaixar nota do Brasil

Related Posts