Exportações do Japão recuam pelo 6º mês seguido

As exportações japonesas para os EUA, China e países emergentes recuaram em março, exceto para a União Europeia.
Porto de Tóquio | ©Wikimapia
Porto de Tóquio | ©Wikimapia

As exportações japonesas despencaram quase 7% em março e registraram o sexto mês consecutivo de queda anualizada, informou nesta quarta-feira (20) o governo do país, indicando que o resultado reflete o fortalecimento do iene e a fraqueza na demanda chinesa e nos mercados emergentes, bem como a lentidão do crescimento global, em um sinal preocupante para a recuperação da economia japonesa.

As exportações de mercadorias diminuíram 6,8% em março na comparação com igual mês do ano passado, o que representa forte aceleração no declínio, em vista que o recuo em fevereiro ficou em 0,4%, de acordo com o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI).

O resultado veio praticamente em linha com a estimativa de mercado que projetavam recuo de 6,9% nas exportações em março.

Contudo, as importações registraram queda ainda mais acentuada, despencando 14,9% no terceiro mês de 2016 ante o mesmo mês do ano anterior, marcando o 15º mês consecutivo de retração na base anualizada, um resultado que reflete os preços mais baixos do petróleo e seus derivados.

Como resultado, a balança comercial do Japão, ou a margem pela qual as exportações superam as importações, atingiu um excedente de 755 bilhões de ienes (US$ 6,91 bilhões) em março, o que representa o segundo mês consecutivo de saldo positivo. Além disso, a cifra é potencialmente superior aos 242,2 bilhões registrados em fevereiro deste ano e aos 223,5 bilhões em março de 2015.

Contudo, o resultado da balança comercial japonesa veio abaixo da previsão média de economistas, que projetavam um excedente de 834,6 bilhões para o terceiro mês do ano.

As exportações para a China caíram 7,1% em março ante igual mês do ano passado, após subir 5,1% em fevereiro. A China, que tem sido o epicentro de uma recente desaceleração da economia global, é o segundo maior importador de produtos japoneses e o principal parceiro comercial do Japão.

Já os embarques com destino aos Estados Unidos recuaram 5,1% no mesmo período e base de comparação, após registrar aumento de 0,2% em fevereiro.

Por outro lado, as exportações para a União Europeia cresceram 12,1% em março, marcando o segundo aumento mensal consecutivo em termos anualizados.

A economia do Japão contraiu 1,1 % no trimestre de outubro a dezembro de 2015, na comparação anual, e há preocupações de que a economia pode encolher novamente no primeiro trimestre deste ano, o que confirmará que a terceira maior economia do mundo enfrenta uma grave recessão.

O governo japonês deve anunciar os dados do Produto Interno Bruto (PIB) referente ao trimestre janeiro-março em meados de maio.

Fontes: MNI – Deutsche Börse Group | METI.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas procuram abrigo em estacionamento em Kumamoto Foto Reproducao NHK

Japão confirma 1ª morte por trombose venosa após terremotos

Next Article
Anime Gochuumon wa Usagi desu ka Foto Reproducao Edicao de montagem Mundo Nipo

Top 20 dos animes mais vendidos no Japão durante a 2ª semana de abril

Related Posts