Japão anuncia nova acusação contra Ghosn

A nova acusação se baseia numa alegada violação de confiança que poderia ter prejudicado a Nissan. Ghosn está preso em Tóquio desde 19 de novembro.
Carlos Ghosn Foto Arquivo AP 01 min
Carlos Ghosn | Foto: Arquivo/AP

A Promotoria de Tóquio anunciou uma nova acusação contra o ex-presidente da Nissan Motor, o brasileiro Carlos Ghosn, que foi preso no dia 19 de novembro por supostamente ocultar pagamentos milionários e cometer irregularidades fiscais com a companhia.

A nova acusação, divulgada  nesta sexta-feira e que se soma a outras duas anteriores com mandatos de prisão distintos, baseia-se numa alegada violação de confiança agravada que poderia ter prejudicado a Nissan Motor, segundo informou a promotoria em comunicado divulgado hoje.

A nota acusa Ghosn de procurar a Nissan para assumir uma série de perdas de uma empresa para investimentos com derivativos financeiros, após a crise que eclodiu em 2008.

Saiba mais
» Japão indicia Nissan e prorroga prisão provisória de Ghosn
» Aliança Renault, Nissan e Mitsubishi é reafirmada em Amsterdãn
» Japão nega pacto com França de manter atual poder da Nissan-Renault
» Mesmo preso, Ghosn é mantido na presidência da Renault
» Executivo da Nissan preso no Japão sonegou mais de R$ 160 milhões

Em seu documento, a acusação, que não identifica as empresas ou intermediários envolvidos, diz que os termos foram definidos em outubro de 2008 com a intenção de que os pagamentos fossem feitos para uma terceira pessoa, de junho de 2009 até março de 2012, por uma filial da Nissan e por somas que chegam a US$ 14,7 milhões.

Essas operações, segundo a promotoria, causaram prejuízos à Nissan e constituem um suposto crime de violação da confiança agravada.

As outras duas acusações apontam que Ghosn supostamente tentou esconder das autoridades milionárias receitas que negociou com Nissan Motor a partir de 2011 e que, segundo a mídia local, era esperado recebê-las uma vez que ele deixasse suas funções à frente da empresa japonesa.

A decisão da Promotoria de Tóquio é conhecida em meio a versões que apontam para a possibilidade de que os advogados de Ghosn apresentem um pedido de fiança a seu favor nas próximas horas.

Mas com o anúncio de que a promotoria está ampliando as acusações contra ele, a imprensa local descarta a possibilidade de Ghosn deixar a prisão para passar as festas de final de ano ao lado de seus familiares.

Da Agência EFE

Total
0
Shares
Previous Article
Showa shell Foyo Creative Commons min

Duas grandes refinarias de petróleo no Japão oficializam fusão

Next Article
Porto de Yokohama Foto TV Asahi

Mesmo com riscos, Japão mantém avaliação otimista sobre a economia

Related Posts