Japão aprova o maior orçamento de sua história de defesa militar

A cifra astronômica é a maior de todos os tempos e equivale a 152 bilhões de reais.
Navios de guerra do Japao Foto Creative Commons YU8572
Esquadra Naval do Japão | Foto: Arquivo / Creative Commons

O governo do Japão aprovou um orçamento recorde para a defesa militar no ano fiscal de 2018, que começa em março. A cifra, que é 1,3% superior ao recorde aprovado no ano passado, será destinada a sofisticados sistemas de defesa antimíssil e armas que poderiam conduzir ataques preventivos contra bases militares na Coreia do Norte.

Aprovado na sexta-feira (22) pelo Parlamento Japonês, o novo orçamento de 5,19 trilhões de ienes, equivalente a 152 bilhões de reais, é o maior de todos os tempos.

O primeiro-ministro, Shinzo Abe, acabou com os cortes no orçamento militar do país quando assumiu o poder no final de 2012. Nos últimos anos, o pacote de fundos destinados ao sistema de defesa japonês só cresceu.

O premiê e outras oficiais das Forças de Autodefesa do Japão (FAJ) acreditam que precisam de uma melhora rápida e drástica em seus sistemas antimísseis em resposta às ameaças da Coreia do Norte. Para Abe, o desenvolvimento do programa nuclear do regime de Kim Jong-un pode gerar uma “crise nacional”.

Saiba mais
» Japão aprova instalação de sistema antimíssil dos EUA
» Ameaças da Coreia do Norte leva Japão a comprar mísseis de defesa
» Japão e Reino Unido se unem no desenvolvimento de novo míssil

» Japão se mantém entre as 10 maiores potências militares do mundo em 2017

O novo orçamento foi aprovado somente alguns dias após o anúncio da compra de modernos sistemas de defesa antimíssil dos Estados Unidos, chamados Aegis Ashore. Por volta de 730 milhões de ienes (21 milhões de reais) foram reservados para a instalação dos novos artefatos, que devem começar a funcionar em 2023 e custarão ao menos 200 bilhões de ienes (5,86 bilhões de reais).

Em meio a pressão de membros mais radicais do conservador Partido Liberal Democrata de Abe, o Japão também irá adquirir mísseis de cruzeiro, que poderiam ser usados em ataques preventivos contra zonas militares norte-coreanas.

Com informações da revista Veja Online

Total
0
Shares
Previous Article
Passaporte japones Foto Visual Photos 900x600 Atualizado em 08 02 2016

Brasil emitirá vistos digitais para turistas de Japão e de mais 3 países

Next Article
Cao e gato de estimacao no Japao Foto Kyodo 900x550 min

Pela 1ª vez, número de gatos de estimação supera o de cães no Japão

Related Posts