Japão envia voluntários para ajudar refugiados ucranianos com deficiência

Um total de 25 estudantes universitários japoneses partiram ontem para a Polônia, país que tem recebido refugiados ucranianos diariamente.
Voluntários japoneses para programa de ajuda à refugiados ucranianos | Twitter / Yohei Sasakawa
©Twitter / Yohei Sasakawa

Um grupo de estudantes voluntários partiu do Japão rumo à Polônia em uma missão de ajuda aos refugiados ucranianos com deficiência que cruzaram a fronteira para fugir da invasão russa, informou a NHK News, site de notícias da emissora pública NHK.

Um total de 25 estudantes foram selecionados entre cerca de 230 candidatos para o programa de ajuda organizado pela The Nippon Foundation.

Em discurso realizado na segunda-feira (30), durante a cerimônia de despedida em Tóquio, o diretor executivo da fundação, Kabasawa Ichiro, expressou sua esperança de que o programa dê aos estudantes a oportunidade de aprender e vivenciar o que está acontecendo no mundo.

A estudante da Universidade Waseda, Saito Rinka, disse a NHK que, como uma pessoa nascida com deficiência auditiva, ela pode imaginar o quão ansiosos os refugiados devem se sentir.

O grupo de voluntários e executivos da Nippon Fundation posara para fotos  antes de embarcar para a Polônia | Foto: Reprodução / Twitter@Yohei Sasakawa
O grupo de voluntários e executivos da Nippon Fundation posara para fotos antes de embarcar para a Polônia | Foto: Reprodução / Twitter@Yohei Sasakawa

“Eles devem estar angustiados por não poder expressar suas emoções”, disse Saito, acrescentando que seu desejo é ajudá-los.

De acordo com números divulgados pela fundação, existem cerca de 2,7 milhões de pessoas com deficiência na Ucrânia. O órgão afirma que, embora alguns deficientes uvranianos tenham conseguido deixar o país, o apoio que eles têm recebido ainda é insuficiente.

Os voluntários ficarão na cidade de Cracóvia, no sul da Polônia, e trabalharão com grupos de apoio locais para distribuir suprimentos médicos e alimentos.

À medida que abre inscrições para novos voluntários, a fundação planeja enviar um total de 105 estudantes até outubro.

* Saiba mais sobre o programa da The Nippon Foundation para assistência humanitária para refugiados da Ucrânia.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
1
Shares
Previous Article
Supercomputador japonês fugaku | Foto: Reprodução / Tomoki Mera

Supercomputador japonês Fugaku perde título de mais rápido do mundo

Next Article
Ensino por meio de e-learning | ©Depositphotos

E-learning: veja como iniciar o TCC Connect Campus

Related Posts