Do Mundo-Nipo
O Ministério do Meio Ambiente do Japão, e outras entidades interessadas, concluiu recentemente uma pesquisa de dois anos para reunir dados necessários para encontrar maneiras de preservar o pica-pau de Okinawa, uma espécie criticamente ameaçada de extinção.
O pica-pau de Okinawa, conhecido cientificamente como Sapheopipo noguchii, e no Japão como Noguchigera, é nativo de Yambaru, parte norte da ilha de Okinawa. O pássaro, que emite um som forte e agudo, é de tamanho médio, com uma envergadura de cerca de 15 centímetros.
O número de pica-pau de Okinawa diminuiu drasticamente durante os anos 1960 a 1980. Uma das maiores causas da ave encontrar-se ameaçada é devida a destruição de seu habitat.
O desenvolvimento agrícola e as crescentes construções de estradas e represas são os maiores inimigos desse raro pássaro, que vem perdendo seu habitat natural em um acelerado espaço de tempo.
O futuro do pica-pau de Okinawa parece ainda mais sombrio com a construção de um heliporto militar norte-americano, que está em andamento perto de seu habitat, de acordo com a agência Kyodo News.
Até o momento o Ministério ainda não divulgou o relatório completo da pesquisa sobre o pica-pau de Okinawa, uma das quatro espécies mais ameaçadas de extinção.
O Ministério do Meio Ambiente divulgou no início deste mês que pretende adicionar 600 espécies raras de plantas e animais sujeitos a preservação sob uma lei nacional até 2030.
Em uma lista, chamada de “Lista Vermelha” do governo para espécies criticamente ameaçadas, será incluída 300 espécies até 2020 e mais 300 nos 10 anos seguintes, sob a lei para a preservação de espécies ameaçadas da fauna e da flora selvagem do país.
A ação do governo foi motivada por grupos ambientalistas que tem criticado o Japão por ser “lento demais” nos esforços para preservação da fauna e da flora.
Para saber mais notícias sobre Natureza , clique em mundo-nipo.com/variedades/natureza. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.