Primeiro bando de grous (tsuru) da temporada chega ao Japão

O grou é a ave símbolo do Japão, considerado tesouro nacional. Comumente referida por tsuru, esta ave de rara beleza é considerada sagrada, simbolizando paz e vida longa.

Do Mundo-Nipo

O primeiro bando de grous da temporada de migração deste ano chegou à planície de Izumi, no sudoeste do Japão, informou nesta quinta-feira (23) a emissora pública ‘NHK’.

 

Grou Japonês (Foto: Arquivo/IMG)
Os grous que passam o inverno na planície de Izumi são designados como espécies protegidas pelo governo (Foto: Arquivo/IMG)

 

A planície de Izumi, na província de Kagoshima, é o principal local de concentração de grous no inverno japonês. Todos os anos, mais de 10.000 dessas aves migram da Sibéria e outros locais para a planície.

Um grupo de proteção da ave na província confirmou a chegada do primeiro bando nesta quinta-feira, sete dias mais tarde do que no ano passado. Até o meio-dia, o grupo havia contado aproximadamente 280 aves da espécie grou-de-capuz no local.

Segundo um dos ambientalistas, as recentes passagens de dois supertufões na região foram os responsáveis pelo atraso das aves. Os grous que passam o inverno na planície de Izumi são designados como espécies protegidas pelo governo.

 

Sobre o grou (tsuru)

O grou é um dos símbolos mais tradicionais do Japão, considerado tesouro nacional. Comumente referida por tsuru pelos japoneses, esta ave de rara beleza é considerada sagrada, simbolizando paz e vida longa. Simboliza ainda o amor conjugal e a fidelidade por tratar-se de aves monogâmicas, ou seja, depois que um casal de grous se une, só a morte os separa.

Existem mais de 15 espécies de grous que habitam o planeta, porém, o mais majestoso é o grou japonês (Grus japonensis), comum no leste asiático. Esta espécie, cujas penas são brancas e possui uma coroa vermelha no topo da cabeça e que podem chegar a cinco metros de altura e mais de seis metros de envergadura, estão entre as mais raras do mundo.

▪Saiba mais sobre os grous em “Tsuru, a ave sagrada da longevidade”.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Governo japonês enfrenta novo escândalo envolvendo ministros

Next Article

Os 10 melhores animes da temporada de outono, de acordo com os japoneses”

Related Posts