Natureza

Tubarão-baleia encalha em praia no oeste do Japão após passagem de tufão

Foi preciso usar uma máquina pesada para poder empurrar o raro tubarão-baleia de volta ao mar.

Do Mundo-Nipo

Baleia encalhada (Foto: reprodução NHK)

Tubarões-baleia são extremamente raros na região (Foto: reprodução NHK)

Um tubarão-baleia de 4 metros de comprimento retornou ao mar depois de encalhar em uma praia no oeste do Japão, possivelmente devido à passagem do tufão Wipha na região.

O raro tubarão-baleia foi encontrado na costa da cidade de Kushimoto, província de Wakayama, na manhã de quarta-feira (16).

Cerca de 10 funcionários da prefeitura tentaram sem sucesso empurrar o gigante de meia tonelada de volta para o mar. Mas conseguiram após usarem uma máquina pesada, que o levantou a uma altura suficiente para ser retirado da margem e empurrado de volta ao seu habitat natural. Quando em águas suficientemente profundas, o raro tubarão- baleia nadou para longe.

Shinsuke Ui, diretor do Kushimoto Marine Park, disse que o animal deve ter sido arrastado até a margem pela forte correnteza das ondas provocadas pelo poderoso tufão Wipha, que passou no sul a província na manhã de quarta-feira.

O diretor acrescentou que os tubarões-baleia são raramente vistos na região. Ele é a maior espécie de tubarão, podendo atingir até 12 metros de comprimento e pesar mais de 10 toneladas.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

O jornalismo do Mundo-Nipo precisa de você para continuar produzindo notícias, matérias e artigos independentes. Por isso, pedimos a sua colaboração com uma doação de qualquer valor para o site. Você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!

Deixe uma resposta