Do Mundo-Nipo
Depois que Mexi, um panda gigante macho, foi enviado de volta para a província de Sichuan, a fêmea Sijian tornou-se solitária no Yunnan Wild Animal Park (parque de animais selvagens), em Kunming, capital da província de Yunnan, sudoeste da China.

Panda Sijia assistindo TV (Foto: Reprodução/CNS)
Após o afastamento de seu companheiro, na semana passada, Sijia parou de comer e começou a se comportar de forma anormal, mostrando claros sinais de depressão.
Preocupado com a saúde do animal, o parque decidiu reformular o local onde Sijia vive, criando um ambiente altamente interativo. Para entreter a panda solitária, funcionários instalaram uma televisão de 42 polegadas e brinquedos de playground, como balanço plataforma, barras, e ponte suspensa, todos produzidos com madeira.
Na TV, eles colocaram imagens de Sijia e Meixi juntos e de quando chegaram ao parque pela primeira vez. Bai Tuo, um dos responsáveis do parque, disse que a panda solitária tem passado uma boa parte de seu tempo olhando atentamente as imagens.

Sijia no balanço (Foto: Reprodução/CNS)
“Hoje Sijia está em um estado muito melhor do que antes. Ela sobe naturalmente no balanço e, de forma proativa, começa a se balançar. Mas se tivesse sido antes desse período, talvés ela teria apenas se sentado, mas sem se mexer”, disse Bai Tuo à China News Service (CNS).

Sijia também ganhou um panda de pelúcia para lhe servir de companhia (Foto: Reprodução/CNS)
Sijia é um dos três pandas que foram colocados sob assistência social no Yunnan Wild Animal Park após o terremoto de Wenchuan, em 2008, que danificou seriamente o local onde eles viviam, no Centro de Conservação e Pesquisa da China para o Panda Gigante na Reserva Natural Nacional de Wolong, na província Sichuan, de acordo com a CNS.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.