Política

Abe diz que base dos EUA continuará dentro de Okinawa como planejado

A população de Okinawa continua se opondo fortemente contra o plano de realocação.

Do Mundo-Nipo

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse neste sábado ao governador de Okinawa, Hirokazu Nakaiama, que o governo central pretende ir em frente com o deslocamento da base aérea norte-americana para o sudoeste da prefeitura, conforme havia acordado com o governo dos Estados Unidos.

 

Base aérea dos EUA em Futenma, Okinawa (Foto: Wikimedia Commons)

Base aérea dos EUA em Okinawa (Foto: Wikimedia Commons)

 

De acordo com informações da agência Kyodo,  no início da sua reunião em um hotel em Naha, Abe disse que o Corpo de Fuzileiros Navais  da Estação Aérea de Futenma não deveria fixar-se em seu local atual, em um bairro residencial em Ginowan, apresentando que: “Queremos continuar no âmbito do acordo com os Estados Unidos.

Nakaiama, por sua vez, pediu ao governo central que mova a instalação o mais rápido possível, de preferência para fora de Okinawa.

A população local continua se opondo fortemente contra o plano de realocação, acordado pelo Japão e EUA para mover a base de Futenma para uma área menos povoada de Henoko, ainda dentro de Okinawa.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*