Política

Japão e Rússia vão acelerar negociações territoriais

A disputa pelas ilhas tem impedido os dois países de assinar um tratado de paz após a Segunda Guerra Mundial.

Do Mundo-Nipo

Shinzo Abe, novo primeiro-ministro do Japão em entrevista (Foto: Aflo Images)

Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão (Foto: Aflo Images)

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente russo, Vladmir Putin, deverão relançar as negociações territoriais paralisadas, que têm impedido que os dois países de assinar um tratado de paz após a Segunda Guerra Mundial , em uma tentativa de encontrar uma solução mutuamente aceitável.

As ilhas estão localizadas no norte de Hokkaido. A União Soviética tomou-as após a rendição do Japão no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

A declaração vai citar a anormalidade do fato histórico de que os dois países ainda não assinaram um tratado de paz após o fim da guerra.

Os líderes, que se reuniram em Moscou, devem liberar também uma declaração conjunta sobre o fortalecimento dos laços econômicos bilaterais.

Abe está fazendo a primeira visita oficial à Rússia por um primeiro-ministro japonês em 10 anos. Ele chegou no domingo em Moscou, na primeira etapa de uma viajem a quatro países, que também o levará para o Oriente Médio.  Abe está com uma delegação com mais de 100 pessoas, com o objetivo de garantir recursos energéticos no exterior a custos mais baixos e aumentar as exportações de infra-estrutura para as economias emergentes.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe um comentário