Receita de salada somen

Somen é um dos macarrões mais tradicionais da culinária japonesa. Ele é ideal para ser usado em saladas por ser leve e nutritivo, além de muito saboroso.
Salada somen Foto AsianWiki 900x600 20032916
©AsianWiki

Próprio para ser consumido frio, o delicioso somen é um dos macarrões mais tradicionais da culinária japonesa, bem como na culinária asiática de modo geral.

Esse macarrão é ideal para ser usado em saladas por ser leve, saboroso e muito nutritivo, além de versátil porque pode ser servido como acompanhamento em diversos pratos ou, simplesmente, ser consumido “unicamente” como prato principal.

A salada somen é extremamente simples de fazer, principalmente porque pode ser preparada usando ingredientes básicos que, praticamente, todo mundo tem na dispensa.

Ingredientes (porção para duas pessoas)
  • 100g de macarrão somen
  • 90g de atum em conserva ou 100g de presunto cortados em tiras
  • 50g de cebola
  • 100g de pepino japonês
  • 4 colheres (sopa) de maionese
  • Sal, salsão ou saisinha, pimenta do reino e molho de soja (shoyu) a gosto
Modo de preparo

1. Encha de água uma panela grande e leve à fervura;

2. Acrescente o macarrão e cozinhe até ficar al dente. Quando tirar do fogo, coloque-o em uma peneira e deixe de baixo de água corrente fria até sair toda a água da fervura e, em seguida, deixe-o escoar bem (reserve);

3. Abra a lata de atum e deixe escorrer até sair o óleo (reserve);

4. Corte a cebola ao meio e depois em rodelas finas. Depois deixe mergulhadas na água por 5 a 10 minutos, para sair o gosto forte, e, em seguida, coloque em uma peneira para escoar (reserve);

5. Corte e pepino em rodelas finas e tempere com sal. Depois deixe escoando até que saia o excesso de água (reserve);

6. Misture o macarrão, o atum, a cebola, a salsinha, o pepino e a maionese em uma tigela e tempere com sal, pimenta do reino e molho de soja, na quantidade que preferir. Caso prefira usar presunto o invés de atum, corte-o em tiras com cerca de 5 cm de cumprimento;

7. Arrume a salada numa tigela média e sirva frio.

Receita atualizada em 17/03/2020.

Restrição de uso
Receita pertence ao Mundo-Nipo.com (MN). É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Anuncio cadastro In Time Tour 16 09 18 II min
Total
14
Shares
Previous Article

Avião movido a energia solar bate novo recorde de voo entre Japão e Havaí

Next Article

Japão leva queixa à OMC contra o Brasil

Related Posts