Atualizado em 02/06/2022
O mushi-pan, ou pão assado no vapor, é um lanche muito popular no Japão e a batata doce, yomogi (erva bastante usada em doces japoneses, da família da artemísia) e feijão azuki são os tipos mais tradicionais de recheio.
O satsuma-imo no mushi-pan é feito com recheio de batata doce. Seu preparo no vapor ocorre por meio de banho-maria.
Veja, abaixo, como se faz o satsuma-imo no mushi-pan (no final da receita tem informações sobre a origem do mushi-pan e um vídeo que mostra como é feito esse pão em banho-maria à moda japonesa):
Ingredientes (para 12 pães)
- 200g de batata doce
- 2 colheres de sopa de uvas passas
- 150g de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento em pó (8g)
- 1 ovo
- 60g de açúcar
- Pitada de sal
- 1 colher de sopa de óleo vegetal (15ml)
- 6 colheres de sopa de água (90ml)
Modo de preparo
1. Corte a batata doce em cubos de 1cm e depois mergulhe em água para evitar que ela perca a cor (reserve);
2. Lave e escorra as passas (reserve);
3. Unte forminhas de assar ou forre com papel de forno. Passe a farinha de trigo por uma peneira depois de misturar o sal e o fermento em pó;
4. Divida a gema e a clara do ovo em tigelas separadas. Misture o óleo vegetal, água e o açúcar (reservando 1 colher de sopa para a clara) com a gema. Bata a clara, acrescente o açúcar reservado e bata até ficar em ponto de neve;
5. Misture delicadamente a mistura de gema com a clara em neve, e acrescente a farinha peneirada suavemente. Junte a batata doce escorrida e as passas;
6. Divida a mistura nas forminhas. Coloque na panela de cozimento a vapor já fervendo e deixe em fogo alto por 20 minutos;
7. Sirva morno.
História
Contam que o mushi-pan é uma versão japonesa do baozi e do mantou, que são pães chineses no vapor feitos com farinha de trigo. Estima-se que eles foram introduzidos no Japão entre os séculos 13 e 14.
Já em sua versão japonesa, o mushi-pan só ganhou popularidade no Japão após fermentos, como o bicarbonato de sódio, tornaram-se mais fáceis de obter, o que aconteceu por volta do século 19.
Na época, pães assados no vapor eram um item frequentes nas mesas do Japão devido à facilidade de se obter farinha de trigo no período pós-guerra.
Com o passar do anos, muitas regiões do Japão adquiriram sua própria variedade de pão no vapor. A província de Iwate, por exemplo, é famosa pelo ganzuki, um pão no vapor que leva uma generosa cobertura de gergelim e nozes, enquanto a província de Fukushima é famosa pelo missô-pan, que leva a pasta de soja chamada missô, misturada na massa.
Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução e adaptação do Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido o devido crédito ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.