Receita de sopa de missô: missoshiru

No Japão, a maioria das refeições é acompanhada de missoshiru, um caldo saboroso e altamente benéfico à saúde.
Missoshiru Foto mundo nipo MN

Atualizado em 20/01/2023

Os japoneses não vivem sem o arroz japonês, como também não vivem sem uma sopa de missô, popularmente conhecida como missoshiru ou missoshiro (misoshiru em japonês).

É comum no Japão as refeições serem acompanhadas desse caldo que, além de saboroso, é rico em proteínas, reduz o colesterol ruim e ajuda na prevenção de vários tipos de câncer, segundo pesquisa publicada no jornal japonês Asahi.

A versão do missoshiru mais comum entre os ocidentais é preparada somente com tofu e cebolinha, enquanto na culinária japonesa tradicional, são comumente adicionados vegetais, cogumelos, macarrão (bifun), frutos do mar e carnes, além de konbu e temperos como dashi, niboshi, etc.

Missoshiru com tofu e alga | Foto: EXPJA/Yuka
Missoshiru com tofu e alga | Foto: EXPJA/Yuka

Enfim, existem diversas maneiras de preparar o missoshiru, mas vamos à receita clássica, com apenas o tofu e a cebolinha, além do missô.

Ingredientes (para 4 porções)
  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) de missô
  • 1 pitada de hondashi
  • 100 g de tofu cortado em cubos
  • 1 xícara (chá) de cebolinha picada
Modo de preparo

1. Em uma panela coloque a água, o missô, o hondashi  e leve ao fogo, deixando até que comece a soltar bolhas. Apague o fogo antes de ferver ( Reserve).
*Atenção: Ferver o missô deixará o caldo viscoso semelhante à cica, portanto, é imprescindível apagar o fogo antes da fervura. Não adicione sal, principalmente porque o missô já é bem salgado.

2. Coloque os cubos de tofu e as cebolinhas picadas, dividindo a quantidade igualmente em quatro tigelas pequenas próprias para caldos.

3. Despeje o preparo do caldo igualmente em quatro tigelas pequenas. Sirva quente.

Dicas e curiosidades

Tradicionalmente, o missoshiru tem que ser consumido bem quente, logo depois de preparado. A maioria dos japoneses tomam missoshiru com hashi (par de pequenas varetas feitas de madeiras ou de bambu usadas como talheres pelos asiáticos). Eles levam o owan (tigela pequena para própria para consumir caldos) até a boca e sugam o somente o líquido, enquanto os ingredientes são pegos com o hashi.

Missoshiru significa caldo de soja
Misoshiru significa caldo de soja

A palavra misoshiru significa caldo de soja. Na verdade, são duas palavras formando uma e o correto seria escrevermos miso-shiru. A tradução para “miso” é soja e para “shiru” é caldo.

Restrição de uso
Receita de Maria Rosa. É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Total
87
Shares
Previous Article
Terremoto Imagem Edicao Mundo Nipo HB586285 900x550 04 02 2016

Terremoto de 5 graus sacode o sudeste do Japão

Next Article

Japão registra mais de US$ 1,2 trilhão de reservas em moeda estrangeira

Related Posts