Receita de gohan: arroz japonês cozido

No Japão, cada região produz muitas variedades de arroz, cada qual difere no sabor e na textura, o que implica em diferentes tipos de cozimentos.
Arroz japones Foto Donade Mundo Nipo 900x600 Atualizacao 14 02 2016

Atualizado em 24/12/2023

Não precisa dizer que o arroz é o alimento preferido dos japoneses e, praticamente, todos os asiáticos simplesmente o amam. No geral, o arroz usado na culinária japonesa é preferencialmente de grãos curtos, que dão uma consistência meio grudenta após cozidos, o que facilita comê-los com os pauzinhos (hashi) utilizados como talheres pelos asiáticos.

No Japão, cada região produz uma vasta variedade de arroz, que são ligeiramente diferentes no sabor e na textura, portanto, vale a pena experimentar cada uma dessas variedades e descobrir a que mais agradará ao seu paladar.

O arroz japonês, ou gohan, deve ser bem lavado antes de ser cozido. Entretanto, existe o arroz previamente lavado (musenmai), produzido no Japão. Apesar de ainda ser um pouco desconhecido no ocidente, o musenmai já está disponível para venda em algumas lojas de produtos asiáticos no Brasil, mas a um preço nada saboroso.

Vaja, abaixo, como preparar arroz japonês de grão curto:

Ingredientes (porção para 4 a 6 pessoas)
  • 500g de arroz japonês tipo 1 de grão curto
  • 750 ml de água
Lavando o arroz

1. Coloque 500g de arroz em uma tigela com água, esfregue-o DELICADAMENTE com as palmas das mãos. Feito isso, verá uma água turva de cor leitosa, jogue essa água suja fora com a ajuda de uma peneira funda ou com um escorredor de arroz comum. Em seguida, retorne o arroz para a tigela e a encha novamente de água, repetindo o processo por cerca de 3 a 5 vezes ou até que a água fique totalmente clara e limpa, livre dos farelos e das impurezas.

2. Depois de concluída a lavagem, deixe o arroz descansar na peneira por 30 minutos antes de cozinhá-lo. Neste intervalo, o arroz crescerá visivelmente.

Etapas da lavagem do arroz | Fotos: Donade Yumura/Montagem Mundo-Nipo
Etapas da lavagem do arroz | Fotos: Donade Yumura / Montagem Mundo-Nipo
Cozinhando o arroz

1. Em uma panela para arroz, de preferência em uma que seja espessa e com o fundo resistente, coloque o arroz e 750ml de água fria. Não adicione sal;

2. Coloque para cozinhar tampado em fogo alto e, quando escutar a água fervendo, tampe bem a panela e abaixe o fogo, deixando cozinhar por mais uns 10 minutos, depois desligue o fogo e, sem destampar a panela, deixe descansar por cerca de 10 minutos;

3. Retire a tampa e mexa com uma colher achatada, de pau ou polipropileno, pegando o arroz de baixo e trazendo para cima, sem esmagar. O ideal é que ele fique um tanto grudento, mas não uma pasta ou massa.

Arroz japonês pronto para ser saboreado | ©Depositphotos
Arroz japonês pronto para ser saboreado | ©Depositphotos
Proporção de água

É difícil afirmar com exatidão a proporção certa de água para uma determinada quantidade de arroz. Cada região produz seu tipo de arroz que pode diferir pela consistência – uns precisam de menos ou de um pouco mais de água para o cozimento. Contudo, cada pessoa tem seu próprio gosto, portanto, pode preferir adaptar a receita de acordo com o seu paladar e a sua preferência de consistência.

Etapa de cozimento | Fotos: Donade Yumura / Montagem Mundo-Nipo
Etapa de cozimento | Fotos: Donade Yumura / Montagem Mundo-Nipo

Há quem coloque água sem medida, garantindo apenas que ela fique um dedo e meio, ou dois dedos, acima do arroz na panela.

Outro modo de preparar o arroz, sendo este mais fácil e moderno, é por meio da panela elétrica própria para arroz japonês, uma vez que ela tem uma tabela coma a proporção de água para cada quantidade de arroz. Além disso, o tempo de cozimento é automático. É possível encontrar uma grande variedade de modelos de panela elétrica para arroz, bem como seus respectivos preços, no Google Shopping.

Panela elétrica própria para fazer arroz | ©Depositphotos
Panela elétrica própria para fazer arroz | ©Depositphotos
Nota

A proporção de água desta receita é para o arroz Guin, mas o Tipo 1 e de grão curto. É o arroz japonês mais comum no Brasil, fácil de encontrar nas importadoras e lojas de produtos asiáticos.

Fotos: Depositphotos

Total
33
Shares
Previous Article

Vulcão Sakurajima registra 31 erupções e bate recorde de explosões em um dia

Next Article

Bolsa de Tóquio segue mercado chinês e fecha em alta de 0,65%

Related Posts