Atualizado em 24/12/2023
Não precisa dizer que o arroz é o alimento preferido dos japoneses e, praticamente, todos os asiáticos simplesmente o amam. No geral, o arroz usado na culinária japonesa é preferencialmente de grãos curtos, que dão uma consistência meio grudenta após cozidos, o que facilita comê-los com os pauzinhos (hashi) utilizados como talheres pelos asiáticos.
No Japão, cada região produz uma vasta variedade de arroz, que são ligeiramente diferentes no sabor e na textura, portanto, vale a pena experimentar cada uma dessas variedades e descobrir a que mais agradará ao seu paladar.
O arroz japonês, ou gohan, deve ser bem lavado antes de ser cozido. Entretanto, existe o arroz previamente lavado (musenmai), produzido no Japão. Apesar de ainda ser um pouco desconhecido no ocidente, o musenmai já está disponível para venda em algumas lojas de produtos asiáticos no Brasil, mas a um preço nada saboroso.
Vaja, abaixo, como preparar arroz japonês de grão curto:
Ingredientes (porção para 4 a 6 pessoas)
- 500g de arroz japonês tipo 1 de grão curto
- 750 ml de água
Lavando o arroz
1. Coloque 500g de arroz em uma tigela com água, esfregue-o DELICADAMENTE com as palmas das mãos. Feito isso, verá uma água turva de cor leitosa, jogue essa água suja fora com a ajuda de uma peneira funda ou com um escorredor de arroz comum. Em seguida, retorne o arroz para a tigela e a encha novamente de água, repetindo o processo por cerca de 3 a 5 vezes ou até que a água fique totalmente clara e limpa, livre dos farelos e das impurezas.
2. Depois de concluída a lavagem, deixe o arroz descansar na peneira por 30 minutos antes de cozinhá-lo. Neste intervalo, o arroz crescerá visivelmente.
Cozinhando o arroz
1. Em uma panela para arroz, de preferência em uma que seja espessa e com o fundo resistente, coloque o arroz e 750ml de água fria. Não adicione sal;
2. Coloque para cozinhar tampado em fogo alto e, quando escutar a água fervendo, tampe bem a panela e abaixe o fogo, deixando cozinhar por mais uns 10 minutos, depois desligue o fogo e, sem destampar a panela, deixe descansar por cerca de 10 minutos;
3. Retire a tampa e mexa com uma colher achatada, de pau ou polipropileno, pegando o arroz de baixo e trazendo para cima, sem esmagar. O ideal é que ele fique um tanto grudento, mas não uma pasta ou massa.
Proporção de água
É difícil afirmar com exatidão a proporção certa de água para uma determinada quantidade de arroz. Cada região produz seu tipo de arroz que pode diferir pela consistência – uns precisam de menos ou de um pouco mais de água para o cozimento. Contudo, cada pessoa tem seu próprio gosto, portanto, pode preferir adaptar a receita de acordo com o seu paladar e a sua preferência de consistência.
Há quem coloque água sem medida, garantindo apenas que ela fique um dedo e meio, ou dois dedos, acima do arroz na panela.
Outro modo de preparar o arroz, sendo este mais fácil e moderno, é por meio da panela elétrica própria para arroz japonês, uma vez que ela tem uma tabela coma a proporção de água para cada quantidade de arroz. Além disso, o tempo de cozimento é automático. É possível encontrar uma grande variedade de modelos de panela elétrica para arroz, bem como seus respectivos preços, no Google Shopping.
Nota
A proporção de água desta receita é para o arroz Guin, mas o Tipo 1 e de grão curto. É o arroz japonês mais comum no Brasil, fácil de encontrar nas importadoras e lojas de produtos asiáticos.
Fotos: Depositphotos
Restrição de uso
Receita de Maria Rosa. É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido o devido crédito ao Mundo-Nipo (MN), com nome do site e link redirecionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.