Culinária

Receita de Kasutera: pão de ló à moda japonesa

Foto: matcha-jp.com

Esse delicioso pão de ló japonês é um lanche muito popular no Japão e, em Nagasaki, é oferecido como presente aos visitante.

Kasutera é uma versão japonesa do pão de ló, uma espécie de bolo esponjoso com origem europeia. A iguaria foi levada ao Japão em meados do século 16 pelos missionários e mercadores portugueses e espanhóis.

Contam que o nome kasutera vem de Castilla, um dos reinos que formavam a Espanha, onde a iguaria é chamada de “Pão ou Bolo de Castela”.

O kasutera era inicialmente uma iguaria típica de Nagasaki, uma das primeiras províncias japonesas onde portugueses e espanhóis aportaram.

O saboroso pão, ou bolo, foi rapidamente adotado pela culinária japonesa. Ele acabou se popularizando por todo o Japão não somente como um doce, mas também como um alimento nutritivo para os enfermos.

O bolo foi adaptado aos poucos para agradar o paladar japonês e, atualmente, o kasutera é encontrado facilmente nas lojas de doce, de conveniência, padarias e em praticamente todos os supermercados do país.

Esse delicioso bolo é um lanche popular e uma opção frequente quando se quer fazer uma boquinha, além de ser normalmente oferecido como presente ao se fazer uma visita à Nagasaki.

Geralmente, os japoneses tomam chá quando saboreiam o kasutera, mais precisamente o matcha, conhecido no Brasil como chá verde em folhas.

Veja, abaixo, como se faz um delicioso e tradicional kasutera:

Ingredientes (para 4 porções)

  • 70g de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 50g de açúcar
  • 2 colheres de sopa (30ml) de leite ou água
  • 2 colheres de sopa (30ml) de mel
  • 1 Pitada de sal 
  • 1 colher de chá (13g) de açúcar ou açúcar granulado para polvilhar o fundo da forma de assar.

Modo de preparo

1 Use um papel grosso para fazer uma forma retangular medindo 20cm x 9cm e com 5cm de profundidade. Cubra toda a forma com papel alumínio, e forre o fundo com uma folha de papel manteiga (reserve).

Caixa caseira de kasutera | Foto: NHK

2 Quebre os ovos numa tigela, bata e adicione o açúcar. Coloque a tigela dentro de uma outra maior contendo água morna (cerca de 50°C) e bata a mistura vigorosamente. Adicione uma mistura de leite (ou água) e mel aos ovos batidos e mexa bem.

3 Misture o sal na farinha. Passe por uma peneira, dividindo em 3 ou 4 porções por sobre a mistura de ovos e mexa bem com uma espátula de madeira ou algo semelhante.

4 Coloque a massa na forma já previamente preparada. Depois leve ao forno pre-aquecido a 160°C e deixe assando por aproximadamente 50 minutos (retire a tampa do papel alumínio, espete um palito e, se sair sem massa agarrada, é porque está no ponto).

5 Retire do forno e deixe esfriando por cerca de meia hora. Retire o bolo da caixa e corte em fatias entre 2cm e 3cm. Coloque em um prato retangular, de preferência, e sirva acompanhado de matcha ou um chá de sua preferência.

Dica

Existem lojas de confeiteiro que vendem caixas prontas para fazer bolo de pão de ló. Há ainda a opção de comprar essas caixas em lojas online.

Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução do Mundo-Nipo.com (MN).  É permitida a reprodução somente para fins educativos desde que com o devido crédito ao MN (com link direcionando para o site mundo-nipo.com). Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.