Receita de nishiki tamago

Feito com ovo e açúcar, o nishiki tamago é uma espécie de “doce fino” japonês de época. Essa delícia é facílima de preparar, veja como se faz!
Nishiki tamago Foto Kikkoman
Foto: Kikkoman

Atualizado em 04/06/2019

Nishiki tamago (nishiki-tamago) é uma espécie de “doce fino” de época que faz parte da culinária japonesa tradicional. A guloseima tem como base o ovo e o açúcar, podendo ser confeccionado tanto em retângulos – com camadas da gema e da clara sobrepostas – como recheado na forma arredondada, semelhante ao rocambole.

Em japonês, “tamago” significa ovo, e “nishiki” é o termo para brocado de seda, tecido caro feito com fios de diversas cores. Algumas pessoas dizem que a gema lembra o ouro e a clara, prata. Logo, este prato traz à memória artigos de luxo, tais como brocado de seda, ouro e prata.

No Japão, come-se nishiki-tamago no Ano-Novo com a esperança de passar o ano vindouro com riqueza. Contudo, a delicada, e deliciosa, guloseima de ovo pode ser encontrada nas lojas japonesas de doces finos em qualquer dia do ano.

Veja abaixo como se prepara o nishiki-tamago nas duas versões, ou seja, redonda e retangular.

Nishiki tamago etapas de preparo Fotos Reproducao NHK Edicao Mundo Nipo
Etapas de preparo do nishiki-tamago (Fotos: Reprodução / NHK / Edição Mundo-Nipo)
Ingredientes (para quatro porções)

4 ovos
60 g de açúcar
 1 colher de chá de sal (usa-se mais uma ou duas pitadas de sal no processo de preparo)

Modo de preparo da versão redonda com recheio

1 Coloque os 4 ovos em uma panela com água suficiente para cobri-los. Adicione uma colher de chá de sal e leve ao fogo médio. Ao levantar fervura, diminua para fogo baixo e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Em seguida, coloque os ovos em água fria para resfriá-los rapidamente. Se necessário, troque a água para garantir o resfriamento.

2 Descasque os ovos e lave em água corrente para se certificar que não haja pedaços de casca restantes. Transfira os ovos para um escoador e deixe secar.

3 Faça um corte nas claras para retirar as gemas. Lave as claras para retirar qualquer resquício de gema e seque com uma toalha limpa. Coloque as claras em uma peneira de metal posicionado sobre uma tigela. Use a parte curva de uma colher para pressionar as claras, fazendo-as cair na tigela.

4 Depois de terminado, lave e seque a peneira, repetindo o mesmo processo com as gemas em uma nova tigela. Com uma espátula, misture 35 g de açúcar às gemas. Para as claras, use 25 g de açúcar e uma pitada de sal.

5 Coloque as claras em cima de uma toalha e, usando o tecido, forme um rolo de 12 cm de comprimento. Use a toalha para secar bem. Prepare um filme plástico de 25 cm de largura por 25 cm de comprimento e coloque as gemas em seu centro. Espalhe as gemas para formar um quadrado com 12 cm em cada lado, tomando cuidado para distribuir as gemas uniformemente.

6 Coloque o rolo feito com as claras no centro do quadrado de gema e levante os dois lados do filme plástico envolvendo a gema com as claras. Use o plástico restante para fechar o rolo completamente e coloque em um steamer para cozinhar a vapor por 10 minutos em potência média. Em seguida, retire o plástico para permitir secar e esfriar.Depois de resfriado, corte o rolo em fatias de 1 cm de espessura e arranje-as em um prato.

Modo de preparo da versão em retângulos

1 Siga as mesmas instruções da versão redonda até o item quatro.

2 Use filme plástico para cobrir o interior de um recipiente resistente a calor com 10 cm de comprimento, 7 cm de largura e 5 cm de altura.

3 Forme uma camada uniforme usando as claras, pressionando levemente sua superfície. Em seguida, adicione as gemas, novamente formando uma camada uniforme e pressionando levemente.

4 Coloque o recipiente em um steamer por 10 minutos em potência média. Deixe resfriar e retire do recipiente, cortando em pedaços menores, em tamanhos a gosto.

Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução do Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo, com link direcionando para o site mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Anuncio cadastro In Time Tour 16 09 18 II min

Total
0
Shares
Previous Article
Haruhiko Kuroda Foto Asahi 092017

BC do Japão reitera promessa de inflação de 2%

Next Article
Honda HR V 2017 Foto Divulgacao

Honda HR-V lidera lista dos SUVs mais vendidos em 2017

Related Posts