Cultura omotenashi faz do Japão o país mais bem educado do mundo

Omotenashi é um modo de vida no Japão, que combina educação e cordialidade a uma polidez extremamente requintada.
Atendentes dando boas vindas aos clientes em loja de departamentos em Toquio Foto Kydo
Foto: Kyodo

Atualizado em 06/10/2022

A cultura omotenashi é um modo de vida no Japão, um termo que pode ser traduzido como “hospitalidade japonesa”. Na prática, a expressão combina a educação e uma polidez requintada, com um desejo de manter a harmonia e evitar o conflito.

Modo de vida omotenashi

1 Pessoas resfriadas usam máscaras cirúrgicas para evitar infectar outros. Vizinhos se presenteiam com caixas de sabão em pó antes de iniciar obras – um gesto para ajudar a limpar suas roupas do pó que inevitavelmente será produzido.

2 Funcionários em lojas e restaurantes te cumprimentam sempre com o Ojigi, ato de curvar-se em sinal de cumprimento, com uma deferência e um caloroso irasshaimase (bem-vindo).

Ojigi Homem e mulher Foto Montagem Mundo Nipo 02
Foto: Montagem Mundo-Nipo

3 Colocam a mão embaixo da sua na hora de dar troco para evitar que qualquer moeda caia. Quando você deixa a loja, não é raro que fiquem na porta se curvando até perdê-lo de vista.

4 Até máquinas praticam o omotenashi. Portas de táxis se abrem automaticamente diante de sua chegada – e o motorista de uniforme branco não espera gorjeta. Elevadores se desculpam por deixá-lo esperando, e quando você entra no banheiro o assento do vaso sanitário se levanta.

5 Em obras, placas indicativas geralmente trazem uma imagem fofa de um trabalhador se curvando em deferência, como forma antecipada de se desculpar pelos possíveis transtornos provocados.

6 Na cultura japonesa, quanto mais uma pessoa vem de longe, maior é a cordialidade em relação a ela – daí a razão de estrangeiros (gaijin – literalmente “pessoas de fora”) invariavelmente se impressionarem com a cortesia.

7 As pessoas se curvam ao sentar perto de você no ônibus, metrô, entre outras conduções, e depois de novo quando se levantam, uma atitude usualmente praticada em várias situações, o que deixa qualquer estrangeiro constrangido com tanta cordialidade e respeito oferecido pelos japoneses.

Embed from Getty Images
Ensinamentos

Mas omotenashi vai além de ser gentil com visitantes, isso porque essa atitude perpassa todos os níveis da vida cotidiana e é ensinada desde os primeiros anos de vida.

“Muitos de nós cresceram com um provérbio”, diz Noriko Kobayashi, chefe de turismo interno no consórcio DiscoverLink Setouchi, que busca criar empregos, preservar o patrimônio e promover o turismo em Onomichi, na região de Hiroshima.

“Ele diz assim: ‘Depois que alguém fez algo bom a você, nós devemos fazer algo bom a outra pessoa. Mas depois que alguém faz algo ruim a você, nós não devemos fazer algo ruim a outra pessoa. “Acho que esses ensinamentos nos fazem ser educados no comportamento.”

Mas, de onde vem toda essa cortesia e educação? Para Isao Kumakura, professor emérito no Museu Nacional de Etnologia, em Osaka, grande parte da etiqueta japonesa tem origem nos rituais formais de cerimônias de chá e de artes marciais.

VEJA TAMBÉM
Origem e princípios da Cerimônia do Chá no Japão

Na verdade, a palavra omotenashi, literalmente “espírito de serviço”, vem da cerimônia de chá. O anfitrião dessas cerimônias trabalha duro para proporcionar o clima certo para entreter convidados, escolhendo a louça, flores e decoração sem esperar nada em troca.

Os convidados, cientes dos esforços do anfitrião, respondem mostrando uma gratidão quase reverencial. Os dois lados criam um ambiente de harmonia e respeito, ancorado na crença de que o bem público vem antes da necessidade particular.

Código samurai

Do mesmo modo, delicadeza e compaixão eram valores centrais do bushido (o caminho do guerreiro), o código de ética do samurai, a poderosa casta militar que era altamente treinada em artes marciais.

MiyamotoMusashi exibndo sua tecnica obra de Yoshitaki Tsunejiro Foto Museu Nacional de Toquio
História da vida real do samurai Miyamoto Musashi

O complexo código, análogo ao da cavalaria medieval, não governava apenas a honra, disciplina e moral, mas também o jeito certo de fazer tudo, da deferência ao ato de servir chá.

Seus preceitos zen demandavam domínio das emoções, serenidade interna e respeito pelo outro, incluindo o inimigo. O bushido se tornou a base para o código de conduta da sociedade em geral.

Uma coisa maravilhosa de estar exposto a tanta gentileza é que se trata de algo tão contagioso como um vírus epidêmico. Você rapidamente estará sendo mais gentil e civilizado, entregando carteiras perdidas à polícia, sorrindo ao dar vez a outros motoristas, levando seu lixo para casa e nunca – nunca – levantando a voz ou assoando o nariz em público.

Seria ótimo se todo visitante levasse um pouco d cultura omotenashi para casa e espalhasse esse modo vida em seu próprio país. “O efeito cascata poderia mudar o mundo”.

Por Steve John Powell e Angeles Marin Cabello – Da BBC / Tradução e adaptação de Maria Rosa, do Mundo-Nipo.com (MN). A versão original desta matéria pode ser conferida no site BBC Travel.

Total
6
Shares
Previous Article
Pessoas em Toquio Foto Lim Sin Thai 900x600 02 06 2016

Disponibilidade de empregos no Japão é a mais alta desde novembro de 1991

Next Article
Turistas chineses esperando onibus de excursao no distrito de Ginza Foto Tomohiro Ohsumi

Número de turistas em Tóquio salta 34% e atinge nível histórico em 2015

Related Posts