Do Mundo-Nipo
Os japoneses deram um adeus emocionado ao Estádio Nacional de Tóquio em uma cerimônia realizada para marcar o fechamento do local antes de sua demolição, que começa no próximo mês.
Construído para sediar os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, o estádio será demolido para dar lugar a um novo que será o palco dos Jogos Olímpicos de 2020.
O evento, que aconteceu no sábado (31), contou com um espetacular show de luzes a laser, fogos de artifício, eventos esportivos e shows de música. Cerca de 36 mil pessoas estiveram presentes na “cerimônia do adeus” ao estádio de 56 de anos.
O estádio de 54.000 lugares ocupa um lugar especial no coração dos japoneses como o local da primeira Olimpíada realizada na Ásia e um símbolo da recuperação do Japão pós-Segunda Guerra Mundial.
O ano de 1958 ficou marcado no coração dos japoneses como a data da conclusão do que na época era o maior estádio esportivo já construído na Ásia. No mesmo ano, o Estádio Nacional de Tóquio foi palco dos Jogos Asiáticos de 1958. Além de sediar os Jogos Olímpicos 1964, o estádio também abrigou uma série de eventos esportivos nacionais e internacionais, incluindo o Campeonato Mundial de Atletismo de 1991 e o evento anual intercontinental de clubes de futebol da Copa Toyota, entre 1980 e 2001.
“Durante meio século, o Estádio Nacional foi um verdadeiro santuário do esporte japonês”, disse em discurso Yoshiro Mori, ex-primeiro-ministro e organizador chefe das Olimpíadas Tokyo 2020.
A celebração aconteceu no final de uma semana em que autoridades do meio esportivo do Japão deram luz verde para a construção do novo estádio que terá capacidade para 80 mil lugares.
O projeto, entretanto, ganhou críticas devido ao seu extenso tamanho, além do exorbitante valor que serão gastos em sua construção, orçada em US$ 1,6 bilhão.
(Com informações das agências Kyodo e AFP)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.