Japão vence a segunda na Copa da Ásia e lidera grupo

Honda acertou a trave três vezes e perdeu gol sem goleiro, mas mascou, de pênalti, o único gol da partida contra o Iraque.

Do Mundo-Nipo

Pela segunda rodada do Grupo D da Copa da Ásia, o Japão garantiu 100% de aproveitamento na competição ao vencer, nesta sexta-feira (16), o Iraque por 1 a 0. O resultado, no entanto, poderia ter sido bem mais elástico para os “Samurais Azuis” se a pontaria de Honda estivesse um pouco melhor, já que o jogador do Milan acertou a trave por três vezes, uma delas sem goleiro. Mas as “perdas” não abalaram o jogador que marcou o único gol da partida, depois de sofrer pênalti.

Na partida, realizada em Brisbane, na Austrália, o Japão dominou o primeiro tempo, e Honda acertou sua primeira bola na trave logo aos 16 do primeiro tempo, em uma cabeçada depois do cruzamento de Nagatomo. Os japoneses seguiram em cima e conseguiram abrir o placar aos 23. O goleiro Jalal Hassan salvou grande chance de Kagawa, mas Honda ficou com a sobra e acabou derrubado na área. O próprio camisa 4 cobrou, com muita tranquilidade, e fez o único gol da partida.

O Iraque, que deu apenas um chute na primeira etapa, até deixou a partida mais equilibrada no segundo tempo, mas foi o time japonês quem seguiu tendo as melhores chances. Só que Honda continuou encontrando a trave.

Logo no primeiro minuto depois do intervalo, o camisa 4 errou um passe, mas seguiu com a bola e tentou chute colocado de fora da área, com a perna direita, mas mandou no travessão. Aos 19, ele teve sua melhor chance. Kyotake fez cruzamento rasteiro, mas Honda chegou desequilibrado na bola e, mesmo com o gol aberto e sem goleiro, acabou mandando outra vez na trave, decretando assim a magra vitória japonesa.

O Japão, atual campeão e dono do maior número de títulos da Copa da Ásia, estreou no torneio na última segunda-feira, com uma vitória de 4 a 0 sobre a Palestina, seleção que participa da competição continental pela primeira vez na história.

Com o resultado, a equipe comandada pelo mexicano Javier Aguirre ficou a um empate das quartas de final da Copa da Ásia. Líder do Grupo D com seis pontos. Os japoneses encaram a Jordânia na próxima terça-feira para tentar avançar para a próxima fase. O Iraque, com três pontos, divide a segunda colocação da chave com a Jordânia, e decide sua classificação contra a lanterna Palestina.

Javier Aguirre é acusado manipular resultados
O técnico Javier Aguirre é acusado de participar de manipulação de resultados quando treinava o Zaragoza no Campeonato Espanhol, em 2011. Apesar do mexicano alegar inocência, sua situação ficou ainda mais delicada depois que a imprensa divulgou que existiriam provas para incriminá-lo.

De acordo com a denúncia, apresentada pela Procuradoria Anticorrupção espanhola, Aguirre teria recebido pagamentos em sua conta bancária e repassado ao time adversário, que supostamente perdera de propósito. Um julgamento é esperado para fevereiro, mas jornais japoneses já dão como certa a demissão do treinador, provavelmente após a Copa da Ásia.

Classificação do Grupo D:
1º Japão (6PG, +5SG)
2º Jordânia (3PG, +3SG)
3º Iraque (3PG, 0SG)
4º Palestina (0PG, -8SG)

(Com informações das Agências Reuters e Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Resultados do 6º dia do Torneio de Sumô de Ano Novo 2015

Next Article

Dólar fecha segunda semana seguida de queda ante o real

Related Posts