Do Mundo-Nipo
Tóquio apresentou uma arma de peso na campanha para suceder o Rio de Janeiro como destino da maior competição esportiva do planeta. Ídolo da torcida japonesa, Zico oficializou o apoio à capital do Japão, que disputa o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2020 com Madri, na Espanha, e Istambul, na Turquia.
“O Japão tem toda a infraestrutura necessária para ser um ótimo anfitrião. As coisas funcionam por lá, e é tudo muito bem organizado para as pessoas irem aos estádios. Os japoneses conseguiram co-organizar a Copa do Mundo de 2002 com muito êxito e, pela experiência que tive por lá, eles têm tudo para sediar os Jogos Olímpicos com o mesmo sucesso”, disse o ex-jogador do Kashima Antlers, que também treinou a seleção japonesa de 2002 a 2006, e atualmente está no comando do Al-Gharafa, do Qatar.
Zico foi contratado para integrar o elenco do Kashima Antlers no início dos anos 1990. Depois, durante uma crise no clube, o ídolo precisou assumir interinamente a função de treinador e ajudou o time a se tornar referência na liga japonesa (J.League, na sigla em inglês). Anos depois, já à frente da seleção japonesa, o “Galinho de Quintino” conseguiu conquistar a Copa da Ásia de 2004. Desde então, Zico passou a ser (se não for) um dos maiores ídolos estrangeiros do futebol no Japão.
Caso seja escolhida, a cidade de Tóquio sediará as os Jogos Olímpicos pela segunda vez. A primeira foi em 1964, quando a capital japonesa recebeu mais de 5 mil atletas de 93 países na 18ª edição do evento na Era Moderna.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anuncia a cidade escolhida para sediar os Jogos de 2020 no próximo sábado, em Buenos Aires, na Argentina.
As informações são da agência Kyodo e do Globo Esporte.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.