Produção industrial do Japão cai pela primeira vez em 3 meses

Afetada pela guerra comercial entre EUA e China, a produção das indústrias japonesas recuou muito mais que o estimado pelo mercado.
Fabrica da Toyota no Japao Foto AJW Images 900x600 30 03 2016
©Asahi Photos

A produção industrial no Japão recuou pela primeira vez em três meses, registrando em junho queda amplamente superior que a estimada pelo mercado, de acordo com dados do Governo do país divulgados na última terça-feira.

A produção das indústrias japonesas despencou 3,6% em junho na comparação com o mês anterior, de acordo com o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI).

A leitura ficou muito acima da estimativa de mercado, que previa retração de 2,5% no sexto mês do ano.

O Ministério disse que a queda foi sustentada, em grande parte, pela menor produção de automóveis e de máquinas, sinalizando que a demanda global tem sido afetada pela guerra comercial travada entre os Estados Unidos e a China.

A retração vem após dois meses de crescimento. Mesmo assim, o ministério manteve sua avaliação, dizendo que a produção industrial está em ritmo “flutuante”.

Na comparação trimestral, a produção cresceu apenas 0,5% no período de abril a junho em relação ao trimestre anterior.

Segundo resultados de uma pesquisa conduzida pelo METI, os fabricantes japoneses estimam que a produção no país cresça 2,7% em julho e 0,6% em agosto.

A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: Nikkei Asian Review.

Total
55
Shares
Previous Article
Erupcao no Monte Asama Foto Observatorio Asama 900 550

Vulcão no centro do Japão entra em erupção

Next Article
Precos no Japao Foto Reproducao Bloomberg 23 08 2018 min

Gastos das famílias no Japão crescem pelo 7º mês seguido

Related Posts