O Monte Aso, vulcão ativo mais extenso do Japão, entrou em erupção nesta terça-feira, o que obrigou a Agência Meteorológica do Japão (JMA) a elevar o nível de alerta nas proximidades do vulcão, que é situado em uma região pouco habitada no sudoeste do Japão, na ilha de Kyushu.
O vulcão entrou em erupção às 18h28 locais de terça-feira (06h28 no horário de Brasília). De acordo com a JMA, fumaça misturada com cinza vulcânica subiu cerca de 200 metros da cratera da montanha, que já estava dando sinais de erupção eminente desde domingo, quando a agência elevou o alerta para nível 2, em uma escala que vai até 5, e recomendou atenção em um raio de 1 km no entorno do monte.
O alerta está focado na cratera Nakadate, onde é preciso tomar cuidado com o material vulcânico, tais como gases nocivos, rolamentos de pedras e fluxos piroclásticos.
O professor Takahiro Ohkura, da Universidade de Kyoto, está pedindo um monitoramento cuidadoso do Monte Aso, de acordo com a emissora estatal ‘NHK’.
Ele observou que a montanha tem estado bastante ativa ultimamente, apresentando tremores vulcânicos e um aumento nas emissões de gases.
Ohkura avaliou que a erupção desta terça-feira foi muito pequena em relação a expansão do magma subterrâneo no monte, o que pode levar a uma erupção maior, destacou a ‘NHK’.
De acordo com Kyodo News, a erupção obrigou as companhias aéreas a suspender voos domésticos nas proximidades do monte que é situado em uma área pouco habitada, com menos de 50 pessoas, entre residentes e funcionários de um posto de observação. Contudo, a área recebe turistas, justamente por causa do famoso vulcão.
A última vez que o Monte Aso entrou em erupção “explosiva” foi em outubro de 2016, provocando a retirada de dezenas de pessoas.
Veja também » Estudo simula consequências da temida erupção do Monte Fuji » Mais de 20 vulcões no Japão apresentam risco de erupção, diz agência » Vulcão entra em erupção em ilha no sudoeste do Japão |
Situado a cerca de 1.000 km a sudoeste de Tóquio, o Monte Aso conta com cinco picos, uma altura máxima de 1.592 metros e uma caldeira que o transforma no vulcão ativo mais extenso do Japão e em um dos maiores do mundo.
O Japão é o lar de mais de 100 vulcões ativos. Isso porque o arquipélago é localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico (ou Anel de Fogo), uma área formada no fundo do oceano por uma grande série de arcos vulcânicos e fossas oceânicas, coincidindo com as extremidades de uma das maiores placas tectônicas do planeta.
MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Kyodo News | NHK News.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.