Equipes de resgate ainda estão procurando por três pessoas desaparecidas no leste do Japão, onde chuvas torrenciais causaram inundações e deslizamentos de terra na última sexta-feira (26).
O desastre deixou 10 pessoas mortas nas províncias de Chiba e Fukushima. Três pessoas permanecem desaparecidas.
De acordo com a NHK News, canal de notícias online da emissora estatal NHK, autoridades afirmam que pelo menos 500 residências ficaram destruídas ou inundadas nas províncias de Chiba, Fukushima, Ibaraki e Saitama, e que ainda estão tentando avaliar a extensão total dos danos.
Algumas das casas inundadas já haviam sofrido danos em decorrência da passagem do tufão Hagibis, considerado o mais devastador a atingir o Japão nos últimos 60 anos.
O fenômeno atingiu o Japão duas semanas atrás. Autoridades reportaram que um total de 79 pessoas morreram e 287 ficaram feridas, segundo noticiou ontem (27) a Kyodo News.
SAIBA MAIS |
Agropecuária do Japão tem US$ 810 milhões de prejuízo por tufão Hagibis |
Tufão Neoguri leva novas tempestades ao Japão |
Japão se prepara para receber mais chuvas em regiões inundadas por tufão |
Hagibis destruiu centenas de casas, causou caos no sistema de transportes, no qual 12 trens-balas ficaram submersos, entre outros estragos de grande porte.
Contabilizando os prejuízos
Ainda de acordo com a NHK News, o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão informou hoje (28) que passa de 1,5 bilhão de dólares a avaliação dos estragos causados ao setor pelos recentes tufões no país, sendo Hagibis o mais grave.
Segundo a Kyodo News, o governo central ainda não mensurou o total dos estragos, visto que muitas áreas ainda estão alagadas. Contudo, estima-se que o prejuízo total passe dos 15 bilhões de dólares.
MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: NHK News | Kyodo News.